Argentina anuncia desvalorização mais lenta do peso ao projetar trajetória de queda da inflação

Em comunicado, a autoridade monetária informou que, a partir de 1° de fevereiro, permitirá a desvalorização mensal de 1% do peso argentino, como parte de um...

Publicado em

Por Agência Estado

O Banco Central da Argentina ajustou o regime cambial, nesta terça-feira, 14, após a divulgação dos dados mais recentes sobre a inflação ao consumidor.

Em comunicado, a autoridade monetária informou que, a partir de 1° de fevereiro, permitirá a desvalorização mensal de 1% do peso argentino, como parte de um regime de flutuação cambial conhecido como “crawling peg” (na tradução literal, “estaca rastejante”).

Até então, o ritmo de depreciação era de 2%. Segundo a nota, a decisão reflete a consolidação da trajetória inflacionária nos últimos meses – apesar da alta em novembro para dezembro -, e a expectativa de baixa à frente.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Argentina voltou a acelerar, passando de 2,4% em novembro para 2,7% em dezembro na comparação mensal, informou nesta terça-feira, 14, o Indec.

No ano, a inflação acumulada no país foi de 117,8% até dezembro.

O que é o ‘crawling peg’

O “crawling peg” é um regime cambial que permite uma normalização da moeda de maneira gradual. O modelo é parte de uma reforma mais ampla implementada pelo governo Milei em linha com exigências de organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile