Groenlândia: primeiro-ministro descarta compra pelos EUA, mas fala em colaboração com Trump

Egede tenta acalmar uma tempestade diplomática desencadeada pela declaração do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na semana passada, de que era uma “necessidade absoluta” tomar...

Publicado em

Por Agência Estado

O primeiro-ministro da Groenlândia, Múte Egede, insistiu, nesta segunda-feira, 13, que seu país não tem interesse em se tornar parte dos EUA, mas disse que estava aberto a estreitar os laços com Washington em termos de segurança e exploração de recursos naturais.

Egede tenta acalmar uma tempestade diplomática desencadeada pela declaração do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na semana passada, de que era uma “necessidade absoluta” tomar posse da Groenlândia. Mais tarde, Trump se recusou a descartar o uso da força para tomar a ilha.

Falando em uma coletiva de imprensa, Egede afirmou que estava “chocado” com os comentários do republicano, acrescentando: “Não queremos ser americanos”. Mas ele também disse que deseja buscar uma colaboração mais profunda com os EUA na área de defesa e deu as boas-vindas ao investimento americano no setor de mineração da Groenlândia.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile