Toyota insinua volta à F-1, cita parceria com a Haas e pondera: ‘Sem pular etapas’

“Não acho que estamos no estágio de dizer: ‘Vamos começar um time imediatamente’. Por enquanto, o importante é construir parcerias, como com a Haas, e trabalhar...

Publicado em

Por Agência Estado

Uma das principais montadoras do mundo, a Toyota vem indicando um retorno à Fórmula 1 no futuro após 16 anos de ausência no grid. Diretor da global da Toyota Gazoo Racing, Masaya Kaji, afirmou que esse é um caminho que pode ser seguido, mas enfatizou que a empresa não vai ‘pular etapas’ para aparecer novamente na principal categoria do automobilismo.

“Não acho que estamos no estágio de dizer: ‘Vamos começar um time imediatamente’. Por enquanto, o importante é construir parcerias, como com a Haas, e trabalhar com vários times. Não estamos em um estágio de pular etapas, precisamos focar no agora”, afirmou o diretor, que apontou em diversos momentos um desejo de ingressar à F-1.

“Estamos estudando as tecnologias atuais e as de 2026. Sinto que estamos gradualmente nos movendo nessa direção, mas não estamos no ponto de direcionar todos os nossos recursos para um retorno à F1. Mas o que acontece depois de 2030 ainda é incerto. Estamos trabalhando em várias novas tecnologias, então ainda precisamos ver se nosso objetivo se alinha com a F-1”, disse ao Motorsport.

A parceria entre Haas e Toyota começou no ano passado com o intuito de iniciar o primeiro programa de desenvolvimento com testes de carros anteriores (TPC). Está previsto também a construção de um simulador em Banbury, base da equipe. A montadora usa a iniciativa para dar mais experiência a seus engenheiros e projetando colocar um de seus pilotos na F-1.

O mais perto de conseguir um assento na principal modalidade do automobilismo é Ryo Hirakawa, piloto reserva da Alpine. “Nesse sentido (de retornar à modalidade), isso de fato nos deixaria mais próximos de colocar pilotos na F-1. Mas, realisticamente, temos que avaliar quanto dinheiro e quantos membros da equipe seriam necessários para que isso acontecesse.”

A montadora esteve na F-1 entre os anos de 2002 e 2009 com a Panasonic Toyota Racing, mas não conseguiu resultados expressivos. Foram 13 pódios, três potes, sem nenhuma vitória. A melhor colocação no Mundial de Construtores foi um quarto lugar em 2005, com Ralf Schumacher e Jarno Trulli.

A Toyota, no entanto, entra em 2025 apenas com uma parceria com a Haas. A F-1 está de férias e retorna para o Grande Prêmio da Austrália, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de março.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X