AMP
Foto: PRF

Carga milionária de barbatanas de tubarão é apreendida pela PRF

A carga, estimada em R$ 5 milhões, era transportada em um caminhão que saiu do Maranhão com destino ao litoral da Bahia....

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Foto: PRF

Na noite de quinta-feira (9/1), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão de 260 kg de barbatanas de tubarão em Valença do Piauí (PI). A carga, estimada em R$ 5 milhões, era transportada em um caminhão que saiu do Maranhão com destino ao litoral da Bahia. O motorista, um homem de 35 anos, foi preso em flagrante e autuado por crimes ambientais e posse ilegal de arma de fogo.

De acordo com o inspetor Alexsandro Silva, da PRF, as barbatanas eram provenientes de tubarões mutilados enquanto ainda vivos, o que reduz drasticamente suas chances de sobrevivência, intensificando a gravidade do crime ambiental. Essa apreensão marca a primeira ocorrência desse tipo registrada no estado do Piauí. A pesca direcionada de tubarões é proibida por lei no Brasil.

Além da carga ilegal, arma e documentação irregular

Durante a fiscalização, os agentes encontraram uma pistola da marca Forjas Taurus, dois carregadores e munições da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) em posse do motorista. Embora ele tenha apresentado registro e notas fiscais da arma, faltava a guia de trânsito necessária para o transporte entre os estados do Maranhão e da Bahia.

Em relação às barbatanas, o suspeito alegou que o material seria restos de peixe destinados à produção de ração, mas não apresentou nota fiscal nem o Registro Geral de Pesca (RGP), documentos exigidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Crime confirmado

Com o apoio de um fiscal do IBAMA, a PRF confirmou que se tratava de barbatanas de tubarão, um produto altamente valorizado no mercado asiático, especialmente na China. O transporte configura crime ambiental conforme estabelecido pela Lei de Crimes Ambientais.

O motorista foi levado à Delegacia de Polícia Civil da região, onde responderá por porte ilegal de arma de fogo e pelo transporte de produto derivado de pesca proibida.

Com informações do Metrópoles

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile