Inmet emite alerta laranja para chuvas na capital e litoral de SP, além de outros Estados

Algumas das cidades litorâneas de SP afetadas são as seguintes: Bertioga, Caraguatatuba, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente e Ubatuba....

Publicado em

Por Agência Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de chuva entre 50 e 100 mm por dia em áreas que incluem a capital e o litoral paulista. O aviso válido ao longo da manhã desta sexta-feira, 10, também afeta o litoral do Paraná e trechos da costa do Rio de Janeiro sinaliza para a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com áreas de risco. Nova atualização pode ser feita a qualquer momento.

Algumas das cidades litorâneas de SP afetadas são as seguintes: Bertioga, Caraguatatuba, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente e Ubatuba.

A cidade de Peruíbe, no litoral paulista, tem registrado vários pontos de inundação, depois de fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, ao menos 1 mil pessoas foram afetadas e ao menos 442 estão desabrigadas.

Na quinta-feira, 9, a prefeitura decretou situação de emergência e, no mesmo dia, o Governo de São Paulo homologou o decreto. A Defesa Civil do Estado enviou uma especialista que está na prefeitura auxiliando os funcionários na região.

Alertas para outras regiões

Segundo o Inmet, também há alerta laranja para Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e trechos da Bahia, Espírito Santo e Vitória. Também para trechos da região Norte e Nordeste do País.

Em grande parte da região Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste também estão com aviso amarelo de chuvas intensas, segundo o instituto válida ao longo da manhã desta sexta-feira.

A situação pode ser atualizada a qualquer momento.

No Sul, há alerta de acumulado de chuva em cidades de Santa Catarina.

Entre as recomendações sobre as chuvas, os destaques são: evite enfrentar o mau tempo; observe alteração nas encostas; se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile