GP da Bélgica renova contrato com a F-1, mas entrará em rodízio no calendário

O contrato antigo se encerraria após a disputa do GP deste ano. Após longas negociações e ajustes no circuito, a direção da F-1 chegou a um...

Publicado em

Por Agência Estado

O GP da Bélgica estendeu seu contrato com a Fórmula 1, em anúncio feito nesta quarta-feira. No entanto, a tradicional corrida disputada no Circuito de Spa-Francorchamps entrará em sistema de rodízio diante do saturado calendário da competição. Pelo acordo, o GP será realizado no autódromo belga em 2026, 2027, 2029 e 2031, sem provas em 2028 e 2030.

O contrato antigo se encerraria após a disputa do GP deste ano. Após longas negociações e ajustes no circuito, a direção da F-1 chegou a um acordo para mais quatro corridas, sem a presença da prova belga em dois dos próximos seis anos. A categoria não informou qual GP entrará no lugar da corrida em Spa em 2028 e 2030.

Nos últimos anos, o calendário da F-1 vem se tornando inchado, até alcançar o recorde de 24 provas nas temporadas mais recentes. A direção da categoria, no entanto, prevê adicionar mais provas nos próximos anos, com foco no mercado asiático e nos Estados Unidos.

As etapas europeias vêm perdendo espaço na última década, com as saídas dos GPs da Alemanha e da França. O GP da Holanda já definiu que deixará o calendário após 2026. Nos próximos meses, a F-1 deve definir o futuro das corridas que vinham sendo disputados em Ímola, na Itália, e em Barcelona, na Espanha. O contrato da primeira se encerra neste ano, enquanto o vínculo espanhol termina em 2026.

“O Grande Prêmio da Bélgica foi uma das corridas que integraram nosso primeiro Campeonato em 1950, então, ao darmos início ao nosso 75º aniversário, é apropriado que possamos compartilhar as notícias desta importante renovação. Spa-Francorchamps é justamente elogiado por pilotos e fãs como uma das melhores pistas de corrida do mundo e já foi palco de alguns momentos incríveis ao longo de suas muitas temporadas na Fórmula 1”, exaltou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.

A renovação passou por uma série de mudanças no circuito belga nos últimos meses. O autódromo expandiu sua capacidade para receber mais 10 mil torcedores por dia, com duas novas arquibancadas. Além disso, a gestão do GP belga aderiu às exigências de maior entretenimento e “fan experience”, algo considerado prioridade para o comando atual da F-1. No ano passado, o evento recebeu 380 mil torcedores ao longo do fim de semana.

Erguido em 1921, o Circuito de Spa-Francorchamps foi um dos sete autódromos a participar da primeira temporada da F-1, disputada em 1950. No total, o local já recebeu 57 GPs. “Nos últimos anos, o autódromo passou por um trabalho significativo para melhorar as instalações e a experiência geral dos fãs, e gostaria de prestar homenagem ao promotor e ao governo da Valônia por sua dedicação e apoio apaixonado à Fórmula 1 na Bélgica”, disse Domenicali.

O traçado, que conta com a famosa curva “Eau Rouge”, é o mais longo de todo o calendário atual da F-1, com 7.004 metros. Neste ano, o GP será disputado entre os dias 25 e 27 de julho.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile