Filho de Trump chega à Groenlândia e pai fala em paz em meio a esforço para possuir área

“Donald Jr e meus representantes aterrissaram na Groenlândia. A recepção foi ótima”, disse o presidente eleito em registro na plataforma de mídia social Truth Social. ...

Publicado em

Por Agência Estado

O filho mais velho do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou à Groenlândia nesta terça-feira para uma visita privada que aumentou as especulações de que o novo governo americano poderia tentar assumir o controle do território dinamarquês rico em minerais que abriga uma grande base militar dos EUA.

“Donald Jr e meus representantes aterrissaram na Groenlândia. A recepção foi ótima”, disse o presidente eleito em registro na plataforma de mídia social Truth Social.

“Eles e o mundo livre precisam de segurança, proteção, força e PAZ! Este é um acordo que deve acontecer”, observou Trump no registro.

Donald Trump Jr. pousou em Nuuk, capital do vasto e gelado território ártico que tem cerca de 57.000 moradores. Mininguaq Kleist, secretário permanente do departamento de relações exteriores da Groenlândia, disse à Associated Press que as autoridades foram informadas de que Trump Jr. ficaria por cerca de 4 a 5 horas no território.

Não houve pedidos da delegação de Trump Jr. para reuniões oficiais com representantes do governo. O governo da Groenlândia também não solicitou uma reunião com a delegação, disse.

Em uma declaração, o governo da Groenlândia disse que a visita de Trump Jr. aconteceria “como um indivíduo privado” e não como uma visita oficial e que representantes da Groenlândia não se encontrariam com ele. A Groenlândia é um território autônomo que faz parte da Dinamarca.

O presidente eleito dos EUA recentemente expressou um desejo – também feito durante sua primeira presidência – de adquirir o território no Ártico, uma área de importância estratégica para os EUA, China, Rússia e outros.

A maior ilha do mundo, a Groenlândia, fica entre os oceanos Atlântico e Ártico e é 80% coberta por uma camada de gelo.

A visita acontece também no momento em que o primeiro-ministro da Groenlândia, Múte Egede, tem apelado à independência da Dinamarca, dizendo, em um discurso de Ano Novo, que seria uma forma de a Groenlândia se libertar do seu passado colonial. Mas Egede também disse que não tem interesse em que a Groenlândia se torne parte dos Estados Unidos, insistindo que a ilha não está à venda.

O Rei Frederico X, da Dinamarca, tem afirmado os direitos do seu reino tanto à Groenlândia como às Ilhas Faroé, um arquipélago autônomo localizado entre a Islândia e a Noruega, no Oceano Atlântico Norte.

*Com Associated Press

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile