Bolsas da Europa: techs impulsionam Paris e Frankfurt em meio a dados, mas Londres cai

São Paulo, 06/01/2025 – A maior parte das principais bolsas da Europa começa a primeira semana completa de 2025 em alta, com o setor de tecnologia...

Publicado em

Por Agência Estado

Por André Marinho

São Paulo, 06/01/2025 – A maior parte das principais bolsas da Europa começa a primeira semana completa de 2025 em alta, com o setor de tecnologia em destaque após a Microsoft anunciar investimento bilionário na inteligência artificial. Londres, porém, emerge como uma das exceções no pregão, sob o peso do rebaixamento de importantes ações.

Por volta das 7h (de Brasília), o índice Stoxx 600 subia 0,22%, a 509,32 pontos.

O subíndice de techs avançava 2,77%, a 834,32 pontos. O movimento acompanha uma euforia global que também impulsionou os papéis do segmento em Seul e Taiwan, em reação ao anúncio dos planos da Microsoft de investir cerca de US$ 80 bilhões em data centers de IA em todo o mundo este ano.

Na esteira, a fabricante de semicondutores STMicroelectronics saltava 4,62% e liderava os ganhos em Paris, onde o índice CAC 40 ascendia 0,42%. Em Frankfurt, a escalada de 0,68% do índice DAX era puxada pelo avanço de 5,61% da Infineon Technologies.

Menos exposto a techs, o FTSE 100 recuava 0,16% em Londres. Por lá, Unilever caía 1,36%, após a RBC rebaixar para “underperform” a recomendação para o papel. Já Rolls-Royce perdia 4,10%, depois que o Citi cortou a ação de “compra” para “neutra”. Entre outras praças importantes, a Bolsa de Milão subia 0,28%, enquanto Lisboa cedia 0,67%.

Os negócios acionários responderam pouco à sequência de índices de gerentes de compras (PMI) na região, mas a reação foi notável no câmbio e na renda fixa. Em particular, os PMIs de serviços superaram as leituras prévias na Alemanha e na zona do euro. Assim, o euro acelerou alta e subia a US$ 1,0352. Por outro lado, o mesmo indicador no Reino Unido veio ligeiramente abaixo da estimativa inicial.

Nas próximas horas, o foco se voltará para a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha em dezembro. Na agenda da semana, os pontos altos vêm dos EUA: ata do Federal Reserve (Fed) na quarta-feira e o relatório payroll de empregos na sexta-feira.

Contato: andre.marinho@estadao.com

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile