Gatito Fernández acerta com o Cerro Porteño e Botafogo liga o alerta para provável desmanche

Formado nas categorias de base do clube paraguaio, Gatito estreou no profissional em 2009, antes de ser emprestado para o Estudiantes e o Racing, da Argentina,...

Publicado em

Por Agência Estado

“Gatito Fernández volta para casa”. Foi assim que o Cerro Porteño, do Paraguai, anunciou nesta quarta-feira o retorno do experiente goleiro de 36 anos, que defendeu o Botafogo nas últimas oito temporadas. Seu contrato com o atual campeão nacional e continental se encerra no próximo dia 31 e as partes negociavam a renovação do vínculo.

Formado nas categorias de base do clube paraguaio, Gatito estreou no profissional em 2009, antes de ser emprestado para o Estudiantes e o Racing, da Argentina, e Utrecht, da Holanda. Ele chegou ao Brasil em 2014, contratado pelo Vitória, e ainda defendeu o Figueirense antes de vestir a camisa do Botafogo, clube que defendeu em 218 oportunidades desde 2017.

Apesar de ser considerado um ídolo da torcida alvinegra, o paraguaio perdeu espaço nas últimas temporadas, sendo reserva de Lucas Perri, em 2023, e de John, neste ano. No Botafogo, Gatito conquistou em 2024 a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro, além da Série B nacional em 2021, embora não tenha atuado naquele ano por causa de uma lesão no joelho, e o Campeonato Carioca de 2018.

Mesmo com poucos jogos pelo Botafogo na temporada – foram 22 no total -, Gatito Fernández é titular absoluto da seleção paraguaia que busca uma vaga na Copa do Mundo de 2026. A seleção guarani fechou o ano na sexta colocação das Eliminatórias, com 17 pontos, um a menos que o Brasil.

Após aproveitar um dos anos mais vitoriosos da sua história, o Botafogo agora precisa lidar com o desmanche da equipe. Além de Gatito, o clube carioca perdeu o argentino Thiago Almada, um dos destaques da equipe, e o zagueiro Adryelson, que arrumaram as malas para o Lyon, equipe francesa também gerida pelo empresário John Textor, além do volante Tchê Tchê, que não teve o contrato renovado, e do lateral Rafael, que se aposentou dos gramados.

Outros destaques como John, Luiz Henrique e Igor Jesus, boas opções do elenco como Tiquinho Soares e Eduardo e o técnico Artur Jorge também estão na mira de clubes do Brasil e do exterior.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile