Empreendedoras da Beleza: 799 mulheres em vulnerabilidade se formam para o mercado
Os cursos de formação, que deram às inscritas plenas condições de ingressar no mercado de trabalho do setor da beleza, foram realizados pelo Instituto Grupo Boticário......
Publicado em
Por CGN
O programa Empreendedoras da Beleza, iniciativa do Instituto Grupo Boticário, formou 799 mulheres em situação de vulnerabilidade social em edição especial realizada em parceria com o Governo do Paraná.
Os cursos de formação, que deram às inscritas plenas condições de ingressar no mercado de trabalho do setor da beleza, foram realizados pelo Instituto Grupo Boticário e Grupo Boticário através do programa Paraná Competitivo com a participação do Gabinete da Primeira-Dama, Luciana Saito Massa; das secretarias da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi); do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR); e da Fazenda (SEFA), além dos 29 municípios parceiros
O programa, que acontece desde 2021 promovido pelo Instituto Grupo Boticário e já formou mais de 80 mil mulheres nos formatos online e presencial, teve a primeira edição em parceria com o Governo do Estado realizada neste ano, oferecendo, a partir de maio, cursos presenciais em Curitiba, São José dos Pinhais e Campina Grande do Sul, cursos de modelo híbrido em outras 26 cidades da Região Metropolitana de Curitiba e capacitações on-line e gratuitas para todo o Estado. Entre os conteúdos, a capacitação teve foco em maquiagem básica e avançada e empreendedorismo.
A Primeira-Dama Luciana Saito Massa, comemorou os resultados do projeto e assinalou a importância do estímulo que a iniciativa representa. “Investir em mulheres é investir no futuro de nossas famílias e de toda a sociedade. Cada mulher que se capacita e transforma sua vida, reflete em um impacto positivo para sua comunidade e para o nosso Paraná. Através de iniciativas como o programa ‘Empreendedoras da Beleza’, estamos construindo um caminho de autonomia, dignidade e oportunidades para aquelas que mais precisam”, diz a Primeira-Dama.
Para o secretário Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a profissionalização qualifica, dá dignidade e recursos para que mulheres consigam sair de situações de violência ao poderem ter recursos financeiros próprios. “Esta é uma oportunidade muito grande de recomeçarem a vida, se transformarem. O conhecimento é libertador na visão do Governo do Paraná e do Governador Carlos Massa Ratinho Júnior que, com o Grupo Boticário e utilizando recursos públicos, colaboram para a formação dessas mulheres”, diz.
Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, os depoimentos das formadas durante o evento mostraram a importância de se capacitar cada vez mais mulheres no Estado. “Esse projeto leva a gente a entender por que o Estado do Paraná, hoje, é o que mais qualifica e que mais emprega em todo o Brasil. Somente pelas Agências do Trabalhador, foram mais de 87 mil mulheres empregadas até este fim de ano”, diz.
Rafaella Tszesnioski, 21 anos, que mora no bairro Fazendinha, em Curitiba, ressalta que, além de aprender diversas técnicas, o curso propiciou muito conhecimento na área do empreendedorismo. “Para mim foi ótimo porque quero abrir meu próprio estúdio, e saber por onde começar me ajudou muito. Aprendi a importância da produção de conteúdo e divulgação nas redes sociais, porque é lá que a gente atrai o público para poder ter cliente de verdade”, diz.
Jaqueline Mulek, 36 anos, mãe de três filhos, que mora no bairro Prado Velho, em Curitiba, disse que nunca imaginou ser maquiadora profissional, que o projeto abriu portas e que já tem clientes marcados para a próxima semana, além de janeiro e fevereiro. “Eu vou poder ter flexibilidade para cuidar da família e conseguir ter uma renda. Na área de empreendedorismo, aprendi a criar os planos de ação em curto prazo, para conseguir alcançar um objetivo e não ficar procrastinando”, diz.
PARCERIA – Fabiana de Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário, explica a importância dessa relação entre empresa e setor público no esforço de tirar mulheres de situações de vulnerabilidade social. “A questão social, somando esforços da iniciativa privada e pública, em uma clara parceria, em que nós aportamos todo o nosso conhecimento neste curso no ramo da beleza empreendedora, criando oportunidades reais para mulheres em situação de vulnerabilidade, tangibilizando o nosso propósito de transformar vidas, através da beleza e também o mundo ao nosso redor. Vale dizer, que com base em dados obtidos desde pela pesquisa DataCenso em 2023, mais de 50% das alunas são pretas ou pardas, e após passarem pelo programa, 57% das mulheres declaram aumento de renda, isso nos fortalece e nos impulsiona, na beleza do empreendedorismo feminino, com propósito e com uma clara busca de ter cada vez menos mulheres de situação de vulnerabilidade”.
Segundo ela, o ramo da beleza permite várias iniciativas, como o trabalho em salões, venda direta, varejo, maquiadora e cabeleireira com atendimento dentro de casa, que faz com que a mulher consiga levar sua vida junto de seus muitos afazeres dentro de casa.
Mariana Neres, diretora de Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, cita que as mulheres que se formaram tiveram trajetórias de vida bastante difíceis e que estão tendo a oportunidade agora de ter uma formação e uma ocupação imediata. “Entendemos que o mercado da beleza, que envolve não só o cabelo e a maquiagem, precisa de mais elementos na sua formação. Não é só técnica, é saber conteúdos de educação financeira, de empreendedorismo, de como iniciar o seu negócio. E essa oportunidade ser inserida em uma política de Estado, por financiamento indireto através de benefícios fiscais, ajuda a formar um círculo virtuoso visto na construção desse projeto”, diz.
Participaram ainda da cerimônia o diretor de Qualificação em Relações do Trabalho da Fundação de Ação Social de Curitiba, Renan Rodrigues, o assessor de Assuntos Econômicos Tributários da Secretaria de Estado da Fazenda, Gustavo Rodrigues Alves, deixado representando o secretário Norberto Ortigara, a representante da Prefeitura Municipal de Curitiba, a assessora dos Direitos Humanos, Elenice Malzone.
PARANÁ COMPETITIVO – O programa Paraná Competitivo é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná com a intenção de aumentar a competitividade do Estado, tornando-o mais atrativo a novos investimentos e empreendimentos. Tem o objetivo de gerar emprego, renda e promover o desenvolvimento sustentável, criando condições favoráveis para o crescimento de empresas e setores econômicos no estado. O programa busca integrar políticas públicas que favoreçam a expansão econômica do Paraná, alinhando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e a geração de oportunidades para a população.
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou