Cenário externo segue exigindo cautela por parte dos países emergentes, diz ata do Copom

O grupo manteve a avaliação de que os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas...

Publicado em

Por Agência Estado

O Comitê de Política Monetária (Copom)do Banco Central revelou nesta terça-feira, 17, por meio da ata da reunião da semana passada, que o ambiente externo permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica nos Estados Unidos. Esse quadro, conforme o documento, suscita maiores dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA).

O grupo manteve a avaliação de que os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho. “O Comitê avalia que o cenário externo segue exigindo cautela por parte de países emergentes”, enfatizaram os integrantes do colegiado.

Em relação ao cenário doméstico, a ata trouxe que o conjunto dos indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho segue apresentando dinamismo, com destaque para a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, que indicou abertura adicional do hiato. Sobre a inflação, o Copom salientou que a medida cheia e as subjacentes têm se situado acima da meta para a inflação e apresentaram elevação nas divulgações mais recentes. Seus integrantes ressaltaram que as expectativas de inflação para 2024 e 2025 apuradas pela pesquisa Focus elevaram-se de “forma relevante” e encontram-se em torno de 4,8% e 4,6%, respectivamente.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile