AMP
Foto: Assessoria

Vestibular 2025 da Unioeste: aumento no número de inscritos acirra a concorrência

Em Cascavel, onde quase 4 mil candidatos escolheram a cidade para realização da prova, a movimentação começou cedo...

Publicado em

Por Silmara Santos

Foto: Assessoria

Neste domingo (15), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu os mais de 15 mil candidatos para o Vestibular 2025, que oferece 1.324 vagas em diversos cursos de graduação. As provas foram realizadas nos campi da instituição em Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo, além de outras cidades do Paraná, como Curitiba, Guarapuava e Maringá, e ainda em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Em Cascavel, onde quase 4 mil candidatos escolheram a cidade para realização da prova, a movimentação começou cedo. Os vestibulandos chegaram antes das 7h da manhã e, quando os portões foram abertos às 7h30, o fluxo de pessoas foi intenso.

Apesar de contratempos pontuais, as provas começaram pontualmente às 8h30 (horário de Brasília), sem maiores intercorrências. A realização do vestibular transcorreu de maneira tranquila.

No período da manhã, a prova abordou conteúdos da área de linguagens, incluindo a redação, com duração de 3 horas. Na parte da tarde, as questões envolveram outras áreas de conhecimento, e os candidatos tiveram 4 horas para a realização das provas.

O Vestibular 2025 da Unioeste oferece vagas distribuídas entre ampla concorrência e cotas para estudantes de escolas públicas. A distribuição é composta por 50% para ampla concorrência (AC), 50% para estudantes de escolas públicas (EP), com 10% reservados para candidatos autodeclarados pretos ou pardos (PP). Também há uma reserva de 5% de vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD).

Em relação ao número de inscritos nos últimos anos, o número de candidatos tem crescido, aumentando assim a concorrência para ingresso no ensino superior. No vestibular de 2020, foram 11.365 inscritos, já nesta edição de 2025, o número superou os 15 mil candidatos.

“Esses números demonstram a vontade dos nossos jovens em ingressar em um curso de ensino superior, especialmente em uma instituição como a Unioeste. Muitas pesquisas destacam que o investimento em educação é fundamental para uma vida mais digna e com a possibilidade de melhores salários. Temos também um compromisso com as bancas especiais, que a cada ano recebem mais candidatos para o vestibular”, destacou o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.

Abstenção menor

De acordo com levantamento da coordenação do Vestibular 2025foi menor que a do ano passado, destacando-se como um dos vestibulares mais disputados no estado, a média de abstenções nas nove cidades de prova foi de 24,9%, enquanto no vestibular do ano passado a abstenção foi de 29%.

“Ocorreram algumas intercorrências que sempre acontecem, como candidatos que esquecem o documento, perdem a hora ou vão para o local de prova errado. Contudo, todas as coordenações cumpriram suas funções e atenderam às demandas de acordo com o edital. Um ponto positivo deste ano é que tivemos menos abstenções em comparação com o vestibular passado”, afirmou o coordenador do Vestibular da Unioeste, Paulo Renan Effgen.

Para o vestibulando Pedro Simon Klein, candidato ao curso de Medicina, as questões estavam adequadas ao que a prova costuma pedir, e o tema da redação foi bastante pertinente aos interesses da sociedade.

“As questões da manhã foram tranquilas, mas eu não estava tão preparado para o tema da redação. Porém, a expectativa é fazer uma boa prova no período da tarde”, comentou o candidato a uma vaga para o curso de História, Junior Costa dos Santos.

Luisa Chalad, fez vestibular pela primeira vez na Unioeste e disputa uma das vagas para o curso de Odontologia. Ela disse que a prova seguiu a mesma linha do que ela tinha estudado e os temas da redação com assuntos atuais facilitam na produção do texto.

Redação

O Vestibular Unioeste 2025 apresentou três opções de redação no estilo comentário interpretativo crítico.

O primeiro deles foi relacionado a violência contra a mulher e a necessidade das mulheres não se calarem mediante a violência.

No segundo tema o candidato precisava comentar sobre o poema “Os olhos dos Pobres” de Charles Baudelaire.

E na terceira opção o vestibulando precisava produzir um texto interpretativo crítico com relação a uma pesquisa que apontou que brasileiros deixaram de pagar contas de serviços essenciais como água, luz e gás para fazer apostas online.

Com informações da Assessoria.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile