Rogério Marinho defende destaque para mudar trava do IVA para 25%

“Entende-se que o atual texto terá como consequência um aumento desarrazoado da tributação sobre o consumo, trazendo um ônus desproporcional à população brasileira. Apesar do avanço,...

Publicado em

Por Agência Estado

O senador Rogério Marinho (PL-RN) defende um destaque de sua autoria para fixar a trava da alíquota padrão média do futuro Imposto sobre Valor Agregado (IVA) em 25%, e não mais 26,5% como é atualmente.

“Entende-se que o atual texto terá como consequência um aumento desarrazoado da tributação sobre o consumo, trazendo um ônus desproporcional à população brasileira. Apesar do avanço, entende-se ser necessário o endurecimento do mecanismo proposto pela Câmara dos Deputados e ajustado pelo atual relatório. Com o texto, optamos exigir que o Poder Executivo adote, já no presente mandato, medidas efetivas e que garantam a carga tributária prometida, ainda em 2023, pelo Ministro da Fazenda que na ocasião fora uma soma de alíquotas de 25%.”, justificou em seu destaque.

Desoneração para o transporte aéreo internacional de passageiros

Na sequência, o senador Irajá (PSD-TO) passou a defender o destaque apresentado por seu colega de partido, Angelo Coronel (BA) que propõe a desoneração para o transporte aéreo internacional de passageiros.

“No atual sistema de tributação sobre o consumo brasileiro, o transporte aéreo internacional de passageiros tem expressa não incidência e, portanto, é totalmente desonerado: ticket, catering e combustível utilizado, na “ida” e na “volta”, não sofrem a incidência de ICMS e PIS/Cofins. Tributar o transporte internacional seria tributar exportação de serviços e prejudicaria o setor de turismo”, justificou Coronel na proposta de destaque.

O senador Irajá diz que não há impacto fiscal na medida proposta porque hoje a alíquota já é zerada.

Ele também alegou que o Brasil é signatário do Tratado de Montreal, que determina reciprocidade para a não incidência de tributação nesse setor.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile