AMP
Paraná lança projeto de contraturno escolar em parceria com SESI-PR para fortalecer aprendizagemFoto: Lucas Fermin/SEED-PR

Alunos do Paraná terão oficinas com SESI-PR no contraturno para fortalecer aprendizagem

A parceria prevê a implementação de oficinas, palestras e cursos nos eixos de letramento, arte-educação e raciocínio lógico. O projeto-piloto será realizado entre março e junho......

Publicado em

Por CGN

Paraná lança projeto de contraturno escolar em parceria com SESI-PR para fortalecer aprendizagemFoto: Lucas Fermin/SEED-PR

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) formalizou nesta terça-feira (10) uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI-PR), durante uma cerimônia na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com objetivo fortalecer a formação integral dos estudantes do 6º ao 9º ano da rede pública estadual por meio de atividades complementares no contraturno escolar.

A parceria prevê a implementação de oficinas, palestras e cursos nos eixos de letramento, arte-educação e raciocínio lógico. O projeto-piloto será realizado entre março e junho de 2025, abrangendo inicialmente 33 escolas e beneficiando 3 mil estudantes. As atividades ocorrerão em unidades do SESI-PR e totalizarão 10 horas semanais, respeitando a disponibilidade de professores e a estrutura física das instituições de ensino.

Para o secretário de Educação, Roni Miranda Vieira, este é um passo significativo para oferecer um ensino mais completo e inclusivo. “A parceria com o SESI-PR possibilitará a ampliação de oportunidades e o desenvolvimento de competências essenciais para nossos estudantes”, disse.

Além disso, o secretário destacou o potencial de crescimento da iniciativa. “Temos sempre em mente planos de expansão. Vamos avaliar o desempenho deste projeto e, se os objetivos forem alcançados, pretendemos ampliá-lo. Toda ajuda e parceria é valiosa para fortalecer a educação”, afirmou.

O presidente da Fiep e diretor do Departamento Regional SESI-PR, Edson Vasconcelos, reforçou o compromisso da instituição com o sucesso do projeto. “Acredito que o reforço escolar em áreas como matemática, língua portuguesa e robótica é fundamental para agregar conhecimento e expandir os horizontes dos alunos. Essa parceria vai muito além do ensino, ela busca realmente transformar a trajetória dos estudantes”, disse.

Raquel do Nascimento, gerente sênior de Educação e Cultura do SESI-PR, detalhou como as oficinas vão funcionar na prática. “Vamos trabalhar com o Ensino Fundamental – anos finais, oferecendo oficinas de aprendizagem de 10 horas semanais, incluindo robótica, cultura maker, língua portuguesa e matemática. A metodologia do SESI, baseada em projetos e desafios, ajuda a recompor a aprendizagem dos alunos e a desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para o sucesso no ensino médio”, afirmou.

As oficinas contarão com profissionais contratados pelo SESI-PR, especializados em áreas específicas como robótica, matemática, cultura maker e fortalecimento de língua portuguesa. Antes do início das atividades, os orientadores participarão de uma formação de 20 horas voltada à aplicação da metodologia SESI-PR, garantindo um padrão de qualidade no atendimento aos alunos.

Além dos estudantes, o projeto inclui ações voltadas à comunidade escolar, como professores e familiares, fortalecendo o vínculo entre escola e sociedade. As oficinas têm como objetivo não apenas aprimorar o conhecimento acadêmico, mas também desenvolver habilidades práticas e criativas, preparando os alunos para os desafios do século XXI.

O termo de cooperação não envolve transferência de recursos financeiros entre os partícipes, mas prevê o fornecimento de infraestrutura, materiais pedagógicos e recursos humanos necessários para a execução das atividades.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Ratinho Junior destaca conquistas da educação em evento da Gazeta do Povo
Especialista em educação, Cláudia Costin destaca avanços e exemplos do Paraná na área
Paraná pode ter 95 colégios do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Com 44 mil votos, termina consulta do Parceiro da Escola; resultado sai a partir de terça
Secretaria da Educação divulga resultado final do PSS para professores
Em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta do programa Parceiro da Escola 
Em dois dias de votação, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública do programa Parceiro da Escola 
Parceiro da Escola: decisão judicial restabelece condições originais das consultas
Proibição dos celulares em salas de aula SP: como era, como ficou
Primeiro dia de votação do Parceiro da Escola é marcado por ampla participação
Compromisso de alfabetização: Paraná é selo ouro e tem 227 cidades no topo da classificação
Professores municipais do Rio encerram greve
Do CEEBJA para a Academia: veteranos de Londrina comemoram vaga universitária
Tarcísio sanciona lei que proíbe celulares nas salas de aula
Matrículas da rede estadual para o ano letivo de 2025 encerram nesta sexta-feira
Fim da espera: Ratinho Junior inaugura Centro de Educação Profissional em Maringá
Parceiro da Escola: Educação divulga pontuações preliminares das empresas interessadas
Consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta em 177 colégios
Educação anuncia escolas estaduais que receberão selo por iniciativas antirracistas
Premiados, alunos de colégio de Toledo se credenciam para eventos internacionais
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile