AMP
Imagem Ilustrativa - Foto Gilson Abreu/ANp

Pesquisa Epicovid-19 entra na reta final de testagem aleatória em Cascavel

Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) iniciou domingo (21) a terceira fase de testes aleatórios na população cascavelense e que termina nessa terça (23)......

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

Imagem Ilustrativa - Foto Gilson Abreu/ANp

O Ibope Inteligência, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), iniciou domingo (21), a terceira fase do estudo Epicovid-19 em Cascavel. O município está entre as 133 cidades do país escolhidas para realização dos testes rápidos e que constarão em pesquisa sobre a doença causada pelo novo coronavírus.

A terceira etapa terminará nessa terça-feira (23). A Secretaria Municipal de Saúde orienta aos cidadãos que recebam os pesquisadores e façam o teste gratuito, pois é uma pesquisa confiável e que vai auxiliar no enfrentamento ao coronavírus. 

O Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (EPICOVID19-BR) é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas e conta com financiamento do Ministério da Saúde, 

As duas primeiras etapas ocorreram entre 14 a 21 de maio e 04 a 07 de junho, onde quase 500 pessoas receberam a visita dos pesquisadores e que realizaram o teste rápido para Covid-19.

Ao todo, a pesquisa tem três fases. Diante disso, a Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para que realize o teste rápido, que gera o resultado em apenas 15 minutos. 

Outra análise feita pela pesquisa EPICOVID/UFPEL/Ibope Inteligência mostrou um aumento do número de pessoas que saem de casa apenas para atividades essenciais. Na semana (14 à 21 de maio) essa população representava 56,5%; no entanto na semana (04 a 07 de junho) a porcentagem foi maior: 58%.

A porcentagem de pessoas que ficam em casa o tempo todo cai no período analisado nas duas fases: de 18,5% para 14,40%. Os que saem de casa todos os dias de forma geral aumentou: de 25% para 27,60%.

Isso demonstra a preocupação das autoridades de saúde municipal com a população para que as medidas de isolamento e saídas apenas essenciais sejam praticadas para evitar a propagação do vírus.

Como funciona a pesquisa

 Para o exame, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos.

 Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas sobre sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social. Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica, que dá os devidos encaminhamentos ao caso.

Identificados

 Os pesquisadores que realizam as visitas estão identificados por crachá do Ibope Inteligência e utilizam os equipamentos de proteção individuais (EPIs): máscaras, toucas, aventais, sapatilhas (todos descartáveis), óculos de proteção e luvas. Todos os profissionais são testados e apenas aqueles que tiverem resultado negativo realizam as visitas domiciliares.

O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários, para proteger os pesquisadores e a população.

Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato para esclarecimentos sobre as visitas às casas pelos telefones 0800-800-5000, (11) 3335-8583, (11) 3335-8606; (11) 3335-8610.

Assessoria

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile