AMP
Conselho Estadual de Educação homenageia melhores instituições de ensino do ParanáFoto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria

Conselho Estadual de Educação homenageia melhores instituições de ensino do Paraná

O vice-governador Darci Piana participou do evento e foi homenageado pela sua atuação em prol da educação paranaense. “Somos o primeiro do Ideb graças ao trabalho......

Publicado em

Por CGN

Conselho Estadual de Educação homenageia melhores instituições de ensino do ParanáFoto: Igor Jacinto/Vice-Governadoria

Em comemoração aos 60 anos de criação, o Conselho Estadual de Educação (CEE) entregou, nesta terça-feira (03), no Palácio Iguaçu, premiações às melhores instituições de ensino fundamental I e II, ensino médio e ensino superior. O reconhecimento tem como base as notas alcançadas pelas instituições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a qual o Paraná se manteve em primeiro lugar em 2023, e também do Índice Geral de Cursos (IGC).

O vice-governador Darci Piana participou do evento e foi homenageado pela sua atuação em prol da educação paranaense. “Somos o primeiro do Ideb graças ao trabalho de toda a equipe de retaguarda do nosso governo, que faz as coisas acontecerem. Saímos de 7º para 1º lugar e queremos continuar no topo”, afirmou. “Tudo isso é motivo de muito orgulho para a nossa gente do Paraná.”

Além de Piana, receberam a homenagem os secretários estaduais Roni Miranda (Educação) e Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), Márcia Aparecida Baldini; e representantes do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Curitiba (Sinepe-PR-Curitiba).

Miranda destacou que o Conselho teve papel fundamental na melhora do ensino público paranaense. “É um órgão atuante, que tem sido fundamental para a implementação da educação profissional e a expansão das escolas em tempo integral na rede estadual do Paraná. Trata-se de um órgão deliberativo, autorizando cursos técnicos, por exemplo, e o que antes levava um ano para autorizar, agora, em poucos meses, esse curso está disponível para os nossos estudantes”, complementou.

Para o presidente do CEE, João Carlos Gomes, a sinergia entre o órgão e as secretarias resultou na melhor educação do Estado. “É um momento histórico para o Conselho Estadual de Educação. São 60 anos de atividades em prol da educação do nosso Estado, trabalhando com normatizações, avaliações e, acima de tudo, a parceria com as secretarias da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”, comentou. “O sistema estadual do Paraná tem orgulho de dizer que aqui nós temos a melhor educação do Brasil”, finalizou.

PREMIAÇÕES – O CEE também premiou as instituições de ensino do Paraná com as melhores notas em rankings nacionais, como o Ideb, voltado ao fundamental I e II e médio. No ensino fundamental I, de responsabilidade dos municípios, foram entregues prêmios para as cidades de Serranópolis do Iguaçu (porte pequeno 1), Mandaguari (porte pequeno 2), Paranavaí (porte médio), Apucarana (porte grande) e Curitiba (porte metrópole).

A prefeita de Mandaguari, Ivoneia Furtado, celebrou a conquista do prêmio. O município alcançou nota 7,8 no Ideb no ensino fundamental I. “Nós temos feito um trabalho em conjunto com toda a equipe de profissionais da educação e que tem feito a diferença na vida dos nossos alunos. Temos uma retaguarda do Governo do Estado, que tem ajudado muito as nossas cidades, não só as grandes, mas também as pequenas e isso faz a diferença”, destacou.

O Colégio da Polícia Militar do Paraná Cel. PM. Felippe de Souza Miranda, de Curitiba, foi premiado nas categorias ensino fundamental II (3º lugar) e ensino médio (1º lugar). A instituição conquistou nota 7,3 no Ideb.

“Com muito orgulho e alegria nós recebemos essa homenagem. Somos um colégio baseado na filosofia militar, mas com uma parceria com a Secretaria de Educação. Então todos os nossos professores e funcionários civis são da Seed. Só temos a agradecer e dizer que esse é um trabalho conjunto”, explicou a diretora do Colégio, major Maria Fernanda Carvalho de Deus.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistou nota 5 no IGC, índice que, assim como o Ideb, é calculado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As outras seis universidades estaduais também aparecem bem colocadas no ranking, com conceito 4.

“Esse é um reconhecimento muito importante e, com certeza, essa avaliação do MEC, que é a maior do País, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, é algo que nos deixa muito felizes, com a Unioeste aparecendo com nota máxima”, comemorou o reitor da instituição, Alexandre Webber.

“Mais que isso, saber que todas as nossas universidades estaduais, distribuídas ao longo do Estado, têm aparecido em todos os rankings nacionais e internacionais mostra o que o Paraná tem de melhor, fazendo parte desse desenvolvimento regional tão forte”, disse.

CONSELHO – Criado em 1964, o Conselho Estadual de Educação (CEE) integra o Sistema Estadual de Ensino, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que cuida da educação básica, entre fundamental II e ensino médio, e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), responsável pelas universidades estaduais.

PRESENÇAS – Participaram da entrega os secretários estaduais Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital) e Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços); os deputados estaduais Hussein Bakri e Luis Corti; o diretor de Educação da Seed, Anderfábio Oliveira dos Santos; os reitores das universidades estaduais do Norte do Paraná, Fábio Martini, de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, e de Maringá, Leandro Vanalli; o reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Lúcio Kürten dos Passos; os prefeitos de Serranópolis do Iguaçu, Ivo Roberti, e de Apucarana, Junior da Femac; e demais autoridades do setor de educação.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Nove grandes grupos educacionais têm interesse em participar do Parceiro da Escola
Estado publica resolução com as regras da consulta pública do Parceiro da Escola
Governo inicia entrega de kits de materiais que atenderão alunos da rede estadual em 2025
Governo inicia entrega de kits de materiais que atenderão alunos da rede estadual
Projetos da Educação Profissional e Tecnológica do Paraná têm projeção nacional
Colégio estadual promove festival de sustentabilidade e empreendedorismo
Educação prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
Consultas do Parceiro da Escola serão realizadas nos dias 6, 7 e 9 de dezembro
Nova matrícula online para escolas estaduais e municipais tem 877 mil acessos em 20 dias
Maratona Tech: paranaenses levam 150 medalhas no maior torneio de tecnologia do País
Última avaliação do ano: Prova Paraná é aplicada com prioridade à inclusão
CEEBEJA de Londrina celebra 40 anos de inclusão e qualidade educacional
Parceria vai promover regularização imobiliária de todas as escolas estaduais
Parceria vai promover regularização imobiliária de todas escolas estaduais
Ansiedade e empolgação: alunos da rede estadual vivem expectativa de ganhar o mundo
Ganhando o Mundo: 1,3 mil alunos passam pela preparação final antes do intercâmbio
Jovens cientistas: alunos do Paraná conquistam prêmios da Fundação Oswaldo Cruz
Matrículas e rematrículas na rede estadual do Paraná estão abertas até 29 de novembro
Matrículas e rematrículas na rede estadual do Paraná: prazo vai até 29 de novembro
Dia da Consciência Negra: combate ao racismo nas escolas vira marco da educação do Paraná
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile