S&P reafirma rating AA- da França e dá voto de confiança por resolução de impasse orçamentário

Em comunicado, a instituição reconhece que a intensa polarização política dificulta a gestão das contas públicas francesas. Nos últimos dias, a extrema-direita tem rejeitado a proposta...

Publicado em

Por Agência Estado

A S&P Global Ratings reafirmou os ratings de longo prazo da França em “AA-” e o de curto prazo em “A-1+”, com perspectiva estável. Apesar do impasse em andamento na aprovação do orçamento público, a agência decidiu dar um voto de confiança de que o país europeu conseguirá cumprir as regras da União Europeia e gradualmente concretizar a consolidação fiscal no médio prazo.

Em comunicado, a instituição reconhece que a intensa polarização política dificulta a gestão das contas públicas francesas. Nos últimos dias, a extrema-direita tem rejeitado a proposta orçamentária do primeiro-ministro, Michel Barnier, e ameaça derrubá-lo se suas demandas não forem atentidas.

Mesmo assim, a S&P ainda acredita que Paris aprovará um ajuste de pouco menos de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem. “Também apoiando o rating estão outras forças de crédito da França, incluindo sua rica e diversificada economia, elevadas poupanças privadas e a sua adesão à UE”, explica.

No longo prazo, a agência considera que será “desafiador” reduzir o endividamento francês sem um esforço para conter o alto nível de despesas. A projeção da S&P é de que a dívida geral crescerá para 116% do PIB em 2027, de 109% em 2023.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile