ANBCB: novas indicações são importantes por representatividade feminina e apoio à PEC 65

“A diretoria atual já defendeu publicamente a PEC 65 como necessária para dotar o BC da autonomia plena, garantindo as condições estruturais para assegurar que a...

Publicado em

Por Agência Estado

A Associação Nacional dos Analistas do Banco Central (ANBCB) afirmou, por meio de nota, que a indicação de três novos diretores para a autoridade monetária é importante por dois aspectos: apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65, de autonomia financeira e orçamentária para o BC, e representatividade feminina.

“A diretoria atual já defendeu publicamente a PEC 65 como necessária para dotar o BC da autonomia plena, garantindo as condições estruturais para assegurar que a instituição seja capaz de empreender iniciativas que entreguem seu pleno potencial à sociedade. Há uma expectativa de que os novos diretores também se engajem para viabilizar a medida”, disse em nota a vice-presidente da ANBCB, Fabiana Carvalho.

Também em nota, a presidente da associação, Natacha Gadelha, disse que foi importante a indicação de uma mulher para a diretoria. “Apesar de no quadro de pessoal do BC sermos 23%, as mulheres são maioria no País (51,5%), não manter pelo menos uma mulher na diretoria seria um retrocesso”, afirmou.

O BC informou nesta sexta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou três nomes para a diretoria: Nilton David (Política Monetária), Gilneu Vivan (Regulação) e Izabela Correa (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta). As indicações devem chegar ao Senado na próxima semana, disse o BC, em nota.

“A ANBCB reforça o apoio aos esforços da diretoria colegiada para a garantia de diversidade no quadro do BC e para a aprovação da PEC 65 com o texto que assegure a autonomia plena da instituição em suas três dimensões. Além disso, deseja um bom mandato aos três indicados uma vez aprovados para os respectivos cargos”, disse a associação.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile