AMP

Cascavel brilha na FIciencias Kids 2024 com projetos de sustentabilidade e tecnologia

O coordenador de Informática Educacional e Robótica da Semed, Luiz Henrique Bonadiman, que também acompanhou o evento, conta com orgulho da grande participação de Cascavel. “Nós...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Cascavel protagonizaram uma brilhante participação na 4ª edição da FIciencias Kids 2024, realizada no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Com projetos que aliam ciência, tecnologia e sustentabilidade, os estudantes encantaram visitantes e especialistas, com um verdadeiro espetáculo de criatividade, inovação e aprendizado.

O coordenador de Informática Educacional e Robótica da Semed, Luiz Henrique Bonadiman, que também acompanhou o evento, conta com orgulho da grande participação de Cascavel. “Nós viemos entre alunos e instrutores em cerca de 70 pessoas. Foi a maior equipe nesta categoria”. Ele também ressaltou a satisfação pelo trabalho realizado ao longo do ano por alunos, instrutores de informática e professores: “Essas atividades impactam positivamente na vida dos alunos, que vislumbram um futuro onde educação, ciência e tecnologia andam de mãos dadas”.

A participação das escolas foi marcada por iniciativas criativas e soluções práticas para problemas cotidianos, utilizando materiais recicláveis e explorando conceitos científicos de forma interdisciplinar. Um destaque especial foi o apoio logístico da Unioeste, que garantiu transporte gratuito para 40 alunos até o evento e também possibilitou que apresentassem seus projetos na feira UnioXP, promovida pela universidade em 24 de outubro. “Nossos agradecimentos à professora Adriana Postal, do Curso de Ciência da Computação da Unioeste, que foi fundamental na articulação desse apoio, viabilizando a presença das escolas no evento, e importante citar que é uma parceria que vai além deste projeto. A Unioeste é parceira na formações para os instrutores de informática em lógica e programação e também oportunizou a participação dos alunos em eventos da universidade”, salienta Luiz Henrique.

Projetos que inspiram e transformam
Os projetos apresentados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino de Cascavel não apenas mostraram o potencial dos estudantes, mas também destacaram a importância das atividades desenvolvidas nos laboratórios de informática das escolas municipais. Nesses espaços, alunos e instrutores têm a oportunidade de colocar em prática conceitos de ciência, tecnologia, robótica e sustentabilidade, por meio do uso de ferramentas digitais , kits de robótica e materiais recicláveis.

DESTAQUES:

Escola Municipal Prof. Ademir Corrêa Barbosa

Os alunos encantaram o público com o “Robô Balão”, um projeto que, além de demonstrar o funcionamento de robótica, ofereceu oficinas interativas. Como conta o instrutor Everaldo José de Souza: “Participamos do FiCiências 2024, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. Lá, Michellen, Alice, Davi, Leonardo e Guilherme não apenas representaram o projeto: eles foram verdadeiros protagonistas. Nossos jovens especialistas encantaram o público com sua segurança, paixão e conhecimento. Transformaram um simples projeto em uma experiência memorável para todos os presentes. Nosso maior triunfo foi o impacto multiplicador do Robô Balão. Cada participante que passou pela nossa oficina não saiu apenas com uma inspiração, mas com um kit para montar o seu próprio robô, levando essa ideia para suas casas, suas escolas, suas comunidades. Foi mais do que ensinar; foi inspirar outros a se tornarem agentes de mudança”.

Escola Municipal da Transparência
Com 11 alunos envolvidos, a escola apresentou oito projetos focados em sustentabilidade, tecnologia e educação ambiental. Entre as inovações estavam um Sistema Arduino de Irrigação Sustentável, um Repelente Ultrassônico e um Corredor Ecológico com robôs biônicos. A Instrutora de Informática Jhennefer Hercília Marcos, junto ao Professor de Ciências Mikael Otto, explicou o impacto desses projetos: “Os alunos desenvolveram soluções baseadas em necessidades observadas no ambiente escolar e doméstico. A integração de conceitos de biologia, robótica e sustentabilidade tem sido fundamental para a formação de nossos alunos, preparando-os para desafios ambientais e sociais. Projetos como a Internet das Coisas (IoT) aplicada ao monitoramento de cultivos e a Robótica Sustentável mostram como a tecnologia pode contribuir para a preservação ambiental”.

Escola Municipal do Campo José Silvério de Oliveira
Os alunos exploraram as Leis de Newton com o projeto “Explorando as forças físicas com o carrinho de balão”, utilizando materiais recicláveis para reforçar conceitos de física de maneira prática e divertida. O Instrutor de Informática Daniel Fermo de Oliveira, juntamente com a Professora de Ciências Viviane Druczkowski Munaretto, destacou a importância de envolver as crianças em experiências que combinam teoria e prática: “O projeto é uma forma simples e divertida de entender as leis de Newton, mostrando como a ciência pode ser aplicada no nosso cotidiano”.

Escola Municipal Maria Fanny Quessada de Araújo
Com o projeto “Lata mágica: energia sustentável em ação”, os alunos demonstraram princípios científicos de armazenamento, transformação e transferência de energia. O Instrutor de Informática Yuri Steffann Borges Golfetto, juntamente com a Professora Karina Ferreira Nunes, explicou: “Com o uso de materiais reciclados, os alunos montaram uma lata que transforma a energia do movimento em retorno autônomo. Esse tipo de projeto desperta o interesse científico e as curiosidades das crianças sobre as possibilidades de soluções sustentáveis”.

Escola Municipal Terezinha Picoli Cezarotto
Com 32 alunos envolvidos, os destaques da escola foram os “Robôs Insetos Vibratórios” e um robô inspirado no famoso personagem Wall-E. As criações dos alunos encantaram o público e mostraram como a tecnologia pode ser explorada de forma criativa e acessível. A Instrutora de Informática Ângela Maria de Souza, junto aos Professores Lucilani de Souza Cunha, Rosenilda Cordeiro Souza, Maria Valdete Ferreira Pereira e Marcos Antonio Saturno, ressaltou a empolgação dos alunos: “Os robôs não apenas divertiram os visitantes, mas também demonstraram a capacidade dos jovens cientistas de criar soluções tecnológicas simples, mas impactantes.” Um dos estudantes do projeto de robôs insetos vibrou: “É incrível ver como um motorzinho pode fazer o robô vibrar e andar como um inseto de verdade. Foi muito divertido construir e mostrar isso para as pessoas!”.

Reconhecimento de especialistas
Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos para a Professora Doutora Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), acompanhada de Juana Nunes e Carlos Wagner, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O trio elogiou o alto nível dos trabalhos, parabenizando professores e alunos pelo compromisso com a ciência e destacando o investimento de Cascavel em tecnologia e inovação como exemplo para outros municípios.

Cascavel como referência em educação inovadora
A participação dos alunos na FIciencias Kids reafirma o compromisso de Cascavel com uma educação inovadora, sustentável e transformadora. Este evento é mais um marco na jornada de nossos jovens cientistas, que seguem inspirando a comunidade com ideias criativas e soluções para um futuro melhor.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile