AMP

Tempestade severa a caminho: INMET emite alerta para regiões do Sul e Sudeste

A tempestade tem potencial para causar corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), em...

Publicado em

Por Silmara Santos

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade de grau de severidade “Perigo”, com início para esta quinta-feira (28) até o meio dia de sexta-feira (28). O alerta prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos com velocidades entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.

A tempestade tem potencial para causar corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), em Cascavel, no Oeste do Paraná, a previsão é de 30 milímetros de chuva.

As áreas afetadas incluem regiões do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Entre elas, estão a região Serrana, Oeste Catarinense, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Itapetininga, Centro Oriental Paranaense, Norte Central Paranaense, Norte Catarinense, Litoral Sul Paulista, Centro-Sul Paranaense, Centro Ocidental Rio-grandense e Sudoeste Rio-grandense.

O INMET orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, se possível, é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Veja o mapa das áreas afetadas.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile