Toffoli: Direito incide no mundo dos fatos, seja na briga de botequim ou na rede social

Toffoli é relator de uma das duas ações julgadas em conjunto que discutem a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, de 2014. O...

Publicado em

Por Agência Estado

O relator do julgamento que discute a responsabilidade das redes por conteúdos, ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que “o que é ilícito no mundo real, é ilícito no mundo virtual”. A fala foi feita durante a leitura do seu voto. “Simples assim, não precisar-se-ia nem de lei específica para aplicar o direito, porque o direito incide no mundo dos fatos, sejam eles reais ou digitais, na briga de botequim ou na rede social”, destacou.

Toffoli é relator de uma das duas ações julgadas em conjunto que discutem a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, de 2014. O dispositivo estabelece que as plataformas só podem ser responsabilizadas por conteúdos publicados por terceiros caso elas deixem de cumprir uma ordem judicial de remoção. A outra ação é relatada por Luiz Fux.

O ministro também fez críticas às plataformas, que defendem a validade do artigo 19. “As redes sociais se alimentam, sim, e há inúmeras pesquisas que vou citar no meu voto, de inverdades, de estímulo ao ódio, de estímulo a todo tipo de situação ilícita.” Ele ainda disse que “ao fim e ao cabo é de business, é de dinheiro que se trata” e que as plataformas não têm outros interesses que não o lucro.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile