AMP
Foto: Gilmar Angelo/Toledo News

Rins e córneas de adolescente de 15 anos com morte encefálica são trazidos para Cascavel

A Guarda Municipal foi responsável pela escolta e transporte até o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, de onde os órgãos seguiram para seus destinos....

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Foto: Gilmar Angelo/Toledo News

Na manhã desta quinta-feira (28), a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – Hospital Bom Jesus realizou uma nova captação de órgãos para transplante, contando com o apoio da Guarda Municipal (GM) de Toledo na logística do transporte. Os órgãos captados — coração, fígado, rins e córneas — foram doados pela família de um paciente de 15 anos após a confirmação de morte encefálica.

A Guarda Municipal foi responsável pela escolta e transporte até o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, de onde os órgãos seguiram para seus destinos. A previsão de saída do transporte aéreo era às 11h00. 

De acordo com o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), Itamar Weikanko, o procedimento exige extrema agilidade, especialmente para o coração, que deve ser transplantado em até quatro horas. Nesse tipo de ação o tempo é precioso para salvar vidas, e não há espaço para erros.

O coração será levado para São Paulo-SP, enquanto o fígado, rins e córneas foram enviados a Cascavel-PR, onde serão utilizados ou redirecionados conforme a necessidade.

A operação evidenciou a importância da integração entre saúde pública e segurança, reforçando o papel da Guarda Municipal não apenas na prevenção de crimes, mas também na promoção da vida ao colaborar em ações vitais como essa.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile