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Terceiros também estão sendo treinados para conduta ética na prestação de serviçosFoto: Sanepar

Criado há cinco anos, programa da Sanepar consolida cultura de integridade

“Vejo isto como um diferencial da Sanepar: envolver os empregados para que todos estejam engajados numa conduta íntegra. Não devemos medir esforços para que esta cultura......

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Por CGN

Terceiros também estão sendo treinados para conduta ética na prestação de serviçosFoto: Sanepar

Pensar e agir com integridade. Este é o slogan do Programa de Integridade da Sanepar, que em 2024 completa cinco anos. Lançado em 27 de novembro de 2019, o programa abrange diversos mecanismos de governança, que direcionam a Companhia para atuar em conformidade com seus valores, leis, normas e regulamentos vigentes. Ao longo destes cinco anos, disseminar os conceitos e práticas tem sido uma constante a fim de fortalecer e consolidar uma cultura de integridade.

“Vejo isto como um diferencial da Sanepar: envolver os empregados para que todos estejam engajados numa conduta íntegra. Não devemos medir esforços para que esta cultura esteja presente em todos as áreas”, afirma o diretor-presidente Wilson Bley. Ele destaca o avanço do programa de treinamento com terceirizados e avalia que ética e transparência são características essenciais para a manutenção de todas as relações de parceria.

“Trabalhar em conformidade com os valores da Sanepar e com as leis em geral são condição para que a Companhia continue sendo referência na prestação de serviços de saneamento”, enfatiza Bley.

Padrões éticos, tais como respeito e transparência, estão na base do comportamento esperado dos empregados e terceiros da Sanepar. O desafio de levar o programa para o Interior do Estado e dar oportunidade para sanar dúvidas locais foi intensificado com visitas nas sedes das principais gerências entre 2023 e 2024. Somente neste ano foram oito encontros realizados em formato híbrido, o que viabilizou o envolvimento de cerca de 3 mil empregados.

“Estamos engajados em levar o conhecimento sobre a importância do compliance para toda a empresa. Nosso contato com quem está na base permite auxiliar no entendimento sobre governança, riscos e compliance. Ao mesmo tempo em que ensinamos, aprendemos a fim de melhorar ainda mais nossa atuação”, comenta o diretor-adjunto de Governança, Riscos e Compliance, Robson Augusto Pascoalini, que percorreu diferentes regiões do Paraná.

Ele destaca que a disseminação é essencial para a perenidade da própria Companhia e cita, por exemplo, a ferramenta de Due Diligence, utilizada para investigar e analisar uma empresa antes de fechar qualquer negociação. “Compliance é uma roda que não para de girar. A visão de futuro é de constante melhoramento. Assim como aplicamos diligências nos processos de contratação hoje, as práticas de compliance serão cada vez mais necessárias”, ressalta.

COMUNICAÇÃO – Para além  de treinamentos, vídeos, alertas por e-mails, e campanhas mais elaboradas de reforço dos conceitos do programa, os eventos são pontos fortes do trabalho de disseminação da cultura de compliance na Companhia. Trilha de aprendizagem e o Game ETICS – Empreendendo Trajetos de Integridade e Compliance na Sanepar – marcam o esforço de tornar o Programa ainda mais acessível.

Desde 2021, com a primeira Semana da Integridade voltada para empregados e agentes de governança, muitas palestras e ações foram desenvolvidas. A Semana da Integridade edição 2024 teve encontro único em Curitiba, com transmissão para todo o Estado e participação de mais de 4.500 mil pessoas entre presencial e online. O encontro abordou especialmente a visão de futuro da Companhia frente aos desafios do setor de saneamento e a missão de universalizar o serviço.

FUTURO – O ano de 2025 deve ser de continuidade na busca constante para fortalecer a cultura de integridade na empresa. O aprimoramento da equipe de especialistas e também de empregados de outras diretorias deve ser mantido em alta. Ao mesmo tempo, será intensificado o treinamento de terceiros, como forma de evitar atos ilícitos, aprimorar a prestação de serviços para que a Sanepar mantenha seus índices de excelência e reconhecimento junto ao mercado em questões de boas práticas de Governança Corporativa.

Fonte: AEN

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