Abimaq: Receita líquida de máquinas agrícolas recua 4% na passagem de setembro para outubro

Com o resultado, o setor de máquinas agrícolas acumula uma queda de 23,3% entre janeiro e outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado....

Publicado em

Por Agência Estado

A receita líquida do setor de máquinas e equipamentos agrícolas recuou 4% na passagem de setembro para outubro, informou há pouco a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Na comparação com outubro de 2023, o recuo foi de 4,8%.

Com o resultado, o setor de máquinas agrícolas acumula uma queda de 23,3% entre janeiro e outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado em 12 meses, essa contração é de 24,5%.

Conforme afirmou há pouco o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Pedro Estevão, a expectativa é que o setor encerre o ano com recuo de 23% no faturamento. Parte dessa queda, detalhou, reflete o momento de moderação nos preços das commodities, aliada a uma menor safra de alguns itens neste ano, por conta das questões climáticas no País.

A expectativa para 2025, contudo, é de retomada de crescimento das receitas de máquinas e equipamentos agrícolas, com uma alta de cerca de 8% em relação a este ano, de acordo com Estevão. A estimativa está amparada, principalmente, na perspectiva de condições climáticas mais favoráveis.

A expectativa de safra favorável no ano que vem, acrescentou Estevão, também já deve levar a um desempenho mensal mais positivo do setor nos meses finais deste ano. “A alta na receita em 2025 deve acontecer sobretudo por soja e milho, que são as principais culturas. Não acreditamos que vai haver seca”, disse ele.

Exportações

Em outubro, as exportações de máquinas agrícolas contraíram 9,1% em relação a setembro e 15% na comparação com o mesmo mês de 2023. Com o resultado, as exportações acumulam queda de 20,7% no ano até aqui, divulgou também a Abimaq.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile