Von der Leyen: Gastos com defesa precisam aumentar para impedir ameaça da Rússia

Von der Leyen destacou que a Rússia está gastando até 9% do seu Produto Interno Bruto (PIB) com defesa, enquanto a Europa gasta em média 1,9%...

Publicado em

Por Agência Estado

Os gastos com defesa da União Europeia (UE) precisam aumentar para “preparar o bloco para o que vem adiante”, afirmou nesta quarta, 27, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. “Não temos tempo a perder. Devemos ser tão ambiciosos como as ameaças são sérias”, disse a autoridade, em referência a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Von der Leyen destacou que a Rússia está gastando até 9% do seu Produto Interno Bruto (PIB) com defesa, enquanto a Europa gasta em média 1,9% do PIB. “Há algo errado nessa equação, precisamos aumentar nossos investimentos”, afirmou, acrescentando que outras medidas também são necessárias.

Entre elas, von der Leyen citou o fortalecimento da base industrial de defesa, a criação de um “mercado único” de defesa e o aprimoramento da mobilidade militar do bloco.

A autoridade europeia ressaltou que alcançar esses objetivos deve exigir “quantidades massivas de investimentos em segurança e prosperidade”, principalmente do setor privado. “Nossa liberdade e soberania dependem mais do que nunca de nossa força econômica. Nossa segurança depende de nossa capacidade de competir, inovar e produzir”, afirmou von der Leyen.

As declarações fizeram parte de um discurso realizado nesta manhã, após o segundo mandato de von der Leyen e sua nova equipe da Comissão receberem aprovação do Parlamento Europeu, com 370 votos a favor, 282 contra e 36 abstenções.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile