Receita líquida do setor cresce 11,3% na passagem de setembro para outubro, aponta Abimaq

Já na comparação com outubro do ano passado, a receita líquida vinda das vendas de máquinas agrícolas subiu 6,4%. Apesar do crescimento no mês, o setor...

Publicado em

Por Agência Estado

O segmento de máquinas agrícolas registrou crescimento de 11,3% na receita líquida total entre setembro e outubro deste ano, considerando os ajustes sazonais, informou nesta quarta-feira, 27, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Já na comparação com outubro do ano passado, a receita líquida vinda das vendas de máquinas agrícolas subiu 6,4%. Apesar do crescimento no mês, o setor acumula queda de 11% na receita no ano até aqui, em relação a igual período de 2023.

Houve, segundo a Abimaq, crescimento na margem tanto na receita líquida interna (12%) quanto nas exportações (8,2%). Em relação a outubro de 2023, o faturamento interno cresceu 6,5%, enquanto as exportações recuaram 0,6%. As exportações acumulam, no ano até aqui, queda de 7%.

O consumo aparente do setor de máquinas e equipamentos, uma medida que considera a produção nacional junto às importações, subtraindo as exportações, cresceu 10,1% entre setembro e outubro. Já em relação a outubro de 2023, houve alta de 21,6%. No acumulado do ano até aqui, o consumo aparente é de queda de 2,8%.

Nuci

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria de máquinas encerrou o mês de outubro em 76,1%, um pouco acima do nível de outubro de 2023, de 75,9%.

Emprego

Houve crescimento de 0,1% no emprego no setor entre setembro e outubro. Já na comparação com outubro de 2023, as vagas no setor subiram 1,5%.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile