Tarifas retaliatórias seriam notícias ruins para todas as partes, diz vice-presidente do BCE

E acrescentou: “Seria uma situação em que todos perderiam para todos.”...

Publicado em

Por Agência Estado

Uma guerra comercial envolvendo tarifas retaliatórias entre os Estados Unidos e a Europa seriam más notícias para todas as partes, disse terça-feira, 26, o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos. “Quando se impõem tarifas, é preciso estar preparado para a retaliação do outro lado, o que pode iniciar um círculo vicioso. Eventualmente, isto poderia transformar-se numa guerra comercial, o que seria extremamente prejudicial para a economia mundial”, disse Guindos em entrevista ao jornal finlandês Helsingin Sanomat.

E acrescentou: “Seria uma situação em que todos perderiam para todos.”

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em uma postagem em sua plataforma Truth Social que no primeiro dia de sua presidência cobraria do México e do Canadá uma tarifa de 25% sobre todos os produtos que entrassem nos EUA e uma tarifa adicional de 10% sobre produtos provenientes da China.

De Guindos também enfatizou que, além das tarifas, a política fiscal dos EUA precisará estar em foco.

“Ao reduzir os impostos, mas manter a despesa pública, a política fiscal torna-se mais expansionista, o que, aliado a um déficit fiscal e uma proporção da dívida pública muito elevados, pode causar problemas de sustentabilidade fiscal”, observou o dirigente. Fonte: Dow Jones Newswires

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile