• Fábio Wronski
  • Paraná Portal

14 Março 2016 | 22h54min

Em julgamento de recurso Especial, o ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça manteve a condenação de três policiais federais por corrupção passiva na Operação Sucuri, que investigou a atuação dos agentes em esquema de facilitação de contrabando em Foz do Iguaçu.

Entre os condenados está Newton Hidenori Ishii, que, durante a Operação Lava Jato, ficou conhecido como o “Japonês da Federal”, por estar presente, escoltando os presos em praticamente todas as fases da Operação.

Ishii foi preso, em março de 2003, na primeira das grandes operações policiais do governo Lula – a Sucuri – junto com outros 22 agentes da Polícia Federal, sete auditores da Receita Federal e três Policiais Rodoviários Federais, todos de Foz do Iguaçu, na fronteira do Paraná com o Paraguai. Também foram atingidos contrabandistas e intermediários.

Segundo a denúncia, os servidores públicos “se omitiam de forma consciente e voluntária, de fiscalizar os veículos cujas placas lhes eram previamente informadas, ou realizavam fiscalização ficta, abordando os veículos para simular uma fiscalização sem a apreensão de qualquer mercadoria“.

Preso em 2003, condenado em primeira instância em 2009, Ishii manteve-se no cargo enquanto seu recurso não era julgado. O agente chegou a ser afastado dos serviços pela própria Polícia Federal, sem prejuízo em seus vencimentos, mas o Tribunal de Contas da União determinou seu retorno ao trabalho.

No recurso, os réus questionavam a legalidade das provas obtidas via interceptação telefônica e a determinação da Justiça de perda dos cargos, entre outras questões técnicas levantadas. Fischer decidiu pela perda imediata do cargo de outros dois condenados, cujos nomes são mantidos em sigilo, mas não se manifestou sobre a situação de Ishii.

Os réus ainda podem recorrer à turma e ao pleno do Tribunal.

A reportagem está tentando contato com a defesa do agente federal.

Com informações Paraná Portal.

Carregar mais notas ao vivo

Comentários (24 comentários)

  • Lularapio
    38
    3
    14/03/2016 22:58h
    Todos tem ficha suja.... Só nascendo de novo....
  • kkkkkkkkCorrupto
    31
    4
    14/03/2016 23:12h
    Tomou no cu o Japonez...Bandido prendendo Bandido.. Quer pedir apoio nas redes sociasi esse pilantra.
  • Pasteleiro
    25
    22
    14/03/2016 23:18h
    Tai mais um idolo dos coxinhas caindo. Ontem foi o aeciocaina
    • Julio
      9
      2
      15/03/2016 06:56h
      Quem tem ladrão de estimação é você, não a maioria do povo. Ladrão na cadeia e povo honesto livre.
  • Só Lendo
    19
    9
    15/03/2016 00:02h
    Culpa do PT e do Lula! Pior que sim a operação "sucuri" foi a primeira deflagrada pelo governo lula em 2003. Será vinganca dos aprendidos?
    • Fatos
      16
      6
      15/03/2016 07:25h
      Quem deflagra operação é a PF e o MP. Governo só deflagrou operações em Cuba, Venezuela e Bolívia. Aqui só roubou e aumentou impostos.
    • concordo pçenamente
      20
      2
      15/03/2016 08:00h
      igual ao beto richa, kaefer vão protestar contra a corrupção mas são pior que papel higienico usado
  • Julioj
    14
    3
    15/03/2016 06:56h
    O japa é safado, os petistas também. Todos na cadeia, independente de partido, cargo, função. Os petistas é que tem ladrão de estimação.
  • Pergunta
    15
    2
    15/03/2016 06:57h
    Se o Lula for condenado em prisão domiciliar, vai cumprir pena na casa dos amigos?
  • Ronaldo
    17
    56
    15/03/2016 07:48h
    Resumindo, o Lula é mais honesto q esse japa. Lula o Brasil precisa d VC!!!
    • HUE
      7
      9
      15/03/2016 10:22h
      cara, tu tá defecando pela boca. #bolsonaro2018
  • Pedro
    8
    21
    15/03/2016 11:20h
    O único que se salva, no meio disso tudo, é o Edgar.
    • luis
      2
      0
      15/03/2016 20:31h
      ESSA FOI BOA PEDRO, HUMORISTA VAI TRABALHAR NA , PRAÇA É NOSSA...
  • Josefa
    25
    3
    15/03/2016 12:05h
    E os otários endeusando estre traste...
  • consumidor
    6
    2
    15/03/2016 12:19h
    aqui cobram imposto da agua,imposto do que se a agua vem de graça dos rios,tem que cobrar a taxa,pois agua não se fabrica,vem pronta.
  • laio
    20
    3
    15/03/2016 14:14h
    ATÉ OS JAPONESES BRASILEIROS SÃO CORRUPTOS.
  • Filosofo
    26
    0
    15/03/2016 15:22h
    O Japonês é tão foda que ele ajudou a prender a ele mesmo !
  • PTista com ORGULHO
    12
    38
    15/03/2016 15:58h
    COMO É BOM SAMBAR NA CARA DESSES COXINHA! AGORA O LULA É Q VAI ALGEMA ESSE JAPA! LULA O MELHOR DOS PRESIDENTE DO BRASIL! FORA MORO GOLPISTA!
  • POLICIAL SUJO
    1
    0
    15/03/2016 16:57h
    ESSE JAPONÊS DA FEDERAL JÁ ESTEVE NA REGIÃO DE CASCAVEL E LÁ COM OS PODEROSOS CHEFÕES DA LAVA JATO ELE É CONHECIDO POR SER BONZINHO AI TEM.
  • OLHO VIVO
    2
    0
    15/03/2016 16:59h
    O JAPONEIS SÓ É BONZINHO COM QUEM MOLHA A MÃO DELE OS CORRUPTOS DA LAVA JATO JÁ ESTÃO FAZENDO ISSO FAZ É TEMPO.
  • TIRIRICA
    6
    0
    15/03/2016 17:01h
    ESSE ABESTADO AI É O ISHI O JAPA BONZINHO DEIXAVA PASSAR MUITAS CARGAS NA REGIÃO OESTE DAQUI UNS DIAS ELE GANHA UM SÍTIO EM ATIBAIA TAMBÉM.
  • nego doido
    2
    0
    15/03/2016 18:51h
    pode abandona esse pais e presidente governador pf receita e cobra pegando cobra povo nao espere nada de governo nem pf e juiz pode sarga.
  • luis
    5
    0
    15/03/2016 19:59h
    A CASA CAIU, .......DESDE 2003, RESPONDENDO, E TRABALHANDO COM LIMINAR, ........ BRASIL.......
  • Michael Belo Guimarães
    1
    0