Documentário com coprodução brasileira está elegível ao Oscar

Da Cor e da Tinta, dirigido, roteirizado e produzido por Weimin Zhang, é um documentário que explora a história do artista chinês Chang Dai-chien (1899-1983), que...

Publicado em

Por Agência Estado

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou recentemente a lista de filmes elegíveis para a 96ª edição do Oscar na categoria Documentário. Entre os 166 documentários que concorrem à estatueta, está Da Cor e da Tinta: Em Busca de Chang Dai-Chien, uma coprodução EUA, China e Brasil.

Da Cor e da Tinta, dirigido, roteirizado e produzido por Weimin Zhang, é um documentário que explora a história do artista chinês Chang Dai-chien (1899-1983), que viveu um exílio de 30 anos no Ocidente, parte dele em São Paulo. Chang é considerado o artista plástico chinês mais importante do século XX e muitas vezes comparado com Pablo Picasso.

O documentário reconstrói a vida de Chang, da China pré-comunista até a sua chegada em São Paulo, onde o pintor criou o Jardim das Oito Virtudes (Bade Yuan), em Mogi das Cruzes, cidade onde viveu entre 1954 e 1979. O Jardim das Oito Virtudes era composto um lago e cinco pavilhões. A estrutura foi coberta pelas águas na construção do Sistema Alto Tietê, que ajuda no abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Da Cor e da Tinta ganhou como melhor documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2023 e ainda coleciona prêmios dos festivais de Gzdoc e Cinquest.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile