Bolsas da Europa devolvem ganhos e euro cai à mínima em 2 anos ante dólar, após PMIs desoladores

São Paulo, 22/11/2024 – As bolsas da Europa revertem os ganhos da abertura e o euro cai ao menor nível em dois anos ante o dólar,...

Publicado em

Por Agência Estado

Por André Marinho

São Paulo, 22/11/2024 – As bolsas da Europa revertem os ganhos da abertura e o euro cai ao menor nível em dois anos ante o dólar, após um conjunto de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) inesperadamente fracos pintar um quadro preocupante na região.

Por volta das 7h (de Brasília), o índice Stoxx 600 tinha variação marginalmente positiva de 0,02%.

Logo cedo, dados já haviam apontado para uma fraqueza econômica: o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha encolheu 0,3% na comparação anual do terceiro trimestre, enquanto as vendas no varejo britânicas recuaram mais que o previsto em outubro.

No entanto, foram os PMIs preliminares que azedaram o sentimento de risco. O indicador composto caiu a 48,1 em novembro na zona do euro, menor nível em 10 meses. Na França, o recuo foi ainda mais firme, a 44,8. No Reino Unido, o mesmo dado cedeu a 49,9, mínima em 13 meses. Já o PMI de serviços na Alemanha registrou inesperada queda a 49,4. Os números abaixo de 50 apontam para contração na atividade.

Para analistas, o cenário reflete a escalada das tensões geopolíticas e incertezas após a eleição de Donald Trump à presidência dos EUA, já que o republicano promete impor tarifas a parceiros comerciais. “O estado desolador da atual conjuntura econômica sugere uma dinâmica muito mais fraca do que a sugerida pelos dados do PIB”, afirma a Oxford Economics.

Após os dados, investidores ampliaram a precificação por mais cortes de juros do Banco Central Europeu (BCE) à frente, com avanço inclusive na possibilidade de uma redução de meio ponto porcentual em dezembro. O movimento pressionou os retornos dos títulos da dívida locais: no horário citado acima, a taxa do Bund alemão de 10 anos cedia a 2,235% e o do OAT francês para igual vencimento baixava a 3,030%.

A deterioração do clima reverteu boa parte do impulso que as ações de tecnologia recebiam mais cedo, na esteira da melhora do humor sobre o balanço da Nvidia. Há pouco, o papel da ASML subia 0,95%, depois de saltar mais de 1%.

Tudo somado, a Bolsa de Londres avançava 0,68% e a de Lisboa ganhava 0,35%, mas Frankfurt cedia 0,25%, Paris baixava 0,35% e Milão perdia 0,81%. No câmbio, o euro caía a US$ 1,0399, tendo atingido mínima desde novembro de 2022. A libra descia a US$ 1,2504.

Contato: andre.marinho@estadao.com

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile