BC da Turquia mantém juros em 50% e promete deixar política restritiva até inflação arrefecer

Em comunicado, a instituição promete manter a política restritiva até haver um “significativo e sustentado” declínio na tendência inflacionária e uma convergência das expectativas de inflação...

Publicado em

Por Agência Estado

O Banco Central da Turquia manteve os juros básicos em 50% pela oitava reunião consecutiva, em decisão divulgada nesta quinta-feira, 21. Segundo a autoridade monetária, indicadores recentes sugerem desaceleração da demanda a níveis desinflacionários, mas ainda há riscos para o processo de estabilização dos preços.

Em comunicado, a instituição promete manter a política restritiva até haver um “significativo e sustentado” declínio na tendência inflacionária e uma convergência das expectativas de inflação para as projeções.

“Consequentemente, o nível da taxa básica será determinado de forma a garantir o aperto exigido pela trajetória de desinflação projetada, tendo em conta tanto a inflação realizada como a esperada”, ressalta a instituição.

O BC turco acrescentou que buscará agir para assegurar o retorno da inflação à meta de 5% no médio prazo e levará em consideração a defasagem da transmissão da política monetária. “Os indicadores da inflação e a tendência subjacente da inflação serão monitorados de perto e o Comitê utilizará de forma decisiva todos os instrumentos à sua disposição, em linha com o seu principal objetivo de estabilidade de preços”, ressaltou.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile