Corte de juros de 25 pontos-base em dezembro parece ser ‘resposta certa’, diz dirigente do BCE

“Acredito que sim, deveríamos ter cortes em toda reunião a partir de agora até atingir o nível neutro dos juros. É um conceito abstrato, mas estimativas...

Publicado em

Por Agência Estado

Dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Grécia, Yannis Stournaras afirmou que um corte de 25 pontos-base em dezembro parece ser a “resposta certa” para o progresso recente da inflação na zona do euro, em entrevista à Bloomberg TV. O dirigente também defendeu reduzir os juros em reuniões consecutivas, se a economia permanecer no estado atual.

“Acredito que sim, deveríamos ter cortes em toda reunião a partir de agora até atingir o nível neutro dos juros. É um conceito abstrato, mas estimativas sugerem que este nível seria em torno de 2%”, disse Stournaras.

No entanto, o dirigente ponderou que ainda é cedo para definir os próximos passos após dezembro, tendo em vista que o banco central precisa avaliar a reação dos mercados, desempenho da economia doméstica e o que pares – como o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) – vão fazer em suas respectivas economias.

Stournaras evitou comentar sobre impactos de tarifas propostas pelo presidente eleito Donald Trump nos EUA, mas defendeu que, se algum país impor tarifas contra a União Europeia (UE), o bloco deve retaliar.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile