BC: ‘Sistemas do Mercado Financeiro’ contribuíram para funcionamento seguro e eficiente

“As liquidações do mercado interbancário deram-se sem nenhuma ocorrência significativa. As exposições de crédito e liquidez foram adequadamente gerenciadas pela Contraparte Central (CCP) em todos os...

Publicado em

Por Agência Estado

O conjunto de regras, procedimentos e estrutura operacional voltados para o mercado financeiro – ou “Sistemas do Mercado Financeiro” – contribuiu para o funcionamento seguro e eficiente dos mercados no primeiro semestre, afirmou o Banco Central. No Relatório de Estabilidade Financeira (REF), a autarquia disse que não identificou problemas na fluidez do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) ou em outros setores.

“As liquidações do mercado interbancário deram-se sem nenhuma ocorrência significativa. As exposições de crédito e liquidez foram adequadamente gerenciadas pela Contraparte Central (CCP) em todos os dias do período”, disse o BC.

Segundo a autarquia, o Pix continuou aumentando a sua relevância e já representa cerca de 24% do total de pagamentos no varejo.

O impacto das enchentes do Rio Grande do Sul no Sistema Financeiro Nacional (SFN) foi menor do que se esperava, segundo o BC.

A autarquia atribui isso a medidas adotadas por ela própria e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que “evitaram ônus desnecessários a cidadãos e empresas.”

“Não se percebem alterações sistemicamente relevantes nas captações, na liquidez ou no risco de crédito das entidades supervisionadas que atuam no RS”, disse o BC. “Especificamente em relação ao setor agropecuário, as perdas com pagamentos de coberturas pelo Proagro foram significativamente inferiores às perdas provocadas pelas secas de 2022 e 2023.”

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile