Risco de Fed manter juros em dezembro cresce e ameaça cenário de corte, após declarações

Na madrugada desta quinta-feira, 21, a ferramenta apontava 48% de probabilidade de a taxa básica americana permanecer estável em dezembro, comparado com 41,1% na quarta-feira. Como...

Publicado em

Por Agência Estado

O risco de o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) manter juros na faixa entre 4,50% e 4,75% no mês que vem avança e se aproxima da ainda majoritária chance de haver um corte de 25 pontos-base, mostra a plataforma do CME Group que monitora o comportamento da curva futura. Os ajustes acontecem na esteira de declarações cautelosas de dirigentes da autoridade monetária.

Na madrugada desta quinta-feira, 21, a ferramenta apontava 48% de probabilidade de a taxa básica americana permanecer estável em dezembro, comparado com 41,1% na quarta-feira. Como consequência, a possibilidade de haver uma baixa de 0,25 ponto porcentual caiu de 58,9% a 52% no período.

Para o final do ano que vem, o cenário mais provável segue o de uma redução acumulada de 75 pontos-base (em 29,2%), mas a hipótese de um corte mais tímido, de 50 pontos-base, tem ganhado força (agora em 24,5%).

Na quarta-feira, a diretora do Fed Michelle Bowman alertou para uma estagnação no progresso na inflação, enquanto Lisa Cook admitiu que o núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) segue elevado nos EUA. Já a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, disse ainda esperar um relaxamento adicional. O líder da regional de Nova York, John Williams, destacou, por sua vez, que os progressos de desinflação devem continuar à frente.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile