AMP
Foto: Divulgação

MON renova exposição asiática de arte contemporânea com biblioteca interativa

A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, observa que a renovação da exposição asiática reforça o compromisso do MON em oferecer ao público uma experiência......

Publicado em

Por CGN

Foto: Divulgação

“Convivendo em harmonia com a impermanência”, com curadoria de Géraldine Lenain, é a nova edição da exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), que estará em cartaz na Sala 5, a partir de 22 de novembro. 

A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, observa que a renovação da exposição asiática reforça o compromisso do MON em oferecer ao público uma experiência cultural ampla e diversificada. “Essa mostra nos convida a refletir sobre a impermanência, a transformação, e pela primeira vez desde a chegada da coleção asiática ao acervo do MON, haverá uma integração entre o passado e a contemporaneidade, que deve instigar muito o público”, afirma.

“A chegada da coleção asiática ao MON, anos atrás, elevou o MON ao patamar dos grandes museus internacionais”, comenta a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika. A exposição, que apresenta um recorte desse acervo, doado pelo diplomata Fausto Godoy, já teve algumas reformulações e rendeu itinerâncias ao Interior do Paraná, alcançando milhares de pessoas.

“Agora, de uma maneira arrojada e singular, a exposição se renova, com o objetivo de chegar a um público cada vez maior, democratizando ainda mais o acesso a essa riquíssima coleção”, diz. Dessa vez, a intenção do MON é realizar um diálogo entre arte asiática clássica e artistas contemporâneos daquele continente.

“A arte contemporânea busca nos mostrar que sempre pode haver beleza nas imperfeições e nos processos. Todos estamos em constante mutação, e a arte é um caminho para o equilíbrio móvel que é a vida”, afirma Juliana.

Como estar em harmonia com a impermanência é a proposta desta intervenção da mostra asiática. Entre outras novidades, o público encontrará experiências imersivas em tempo real, biblioteca de vídeos interativos, videoinstalação e um “Museu Virtual”, com 16 obras de 12 artistas asiáticos. Dessa forma, o MON mantém sua premissa de oferecer experiências únicas e transformadoras aos visitantes.

BELEZA – “A impermanência é um dos princípios fundamentais da filosofia budista. Isso significa que nada é imutável, tudo está em constante movimento”, diz a curadora. Portanto, precisamos nos adaptar às mudanças inevitáveis em nosso ambiente e, consequentemente, rever nossas certezas, nossos comportamentos e nossos hábitos. “Na Ásia, a impermanência é tão antiga quanto o tempo, e ainda é relevante hoje”, comenta Geraldine.

Ela explica que a obra “Minha casa no ar”, uma performance da artista coreana Jisoo Yoo, que faz parte da exposição, apresenta um espaço familiar (a casa) de maneira efêmera e instável. “Em seu trabalho, a incerteza e a fragilidade não são necessariamente negativas. Como disse Buda, não há nada constante, exceto a mudança”, diz.

MUSEU VIRTUAL – A intervenção contemporânea asiática também apresenta a exposição virtual “Como uma roda dentro de uma roda”, com curadoria de Martina Köppel-Yang, que reúne trabalhos que abordam a noção de mudança e impermanência.

Os trabalhos apresentados abordam esse assunto de diferentes ângulos e em diferentes mídias: escultura, fotografia, vídeo e pintura. O aspecto da agência é mais predominante nas obras de Adel Abdessemed, Chen Zhen, Shen Yuan, Tian Dexi e Zheng Guogu Já nas obras de An Xiaotong, Chen Shaoxiong, Jia Aili, Jin Jiangbo, Wang Du, Wang Qingsong e Yang Jiechang abordam outras facetas, como a memória, a perda e visões de harmonia e beleza.

Nessa mostra, os artistas representados são: Adel Abdessemed, An Xiaotong, Chen Zhen, Chen Shaoxiong, Jia Aili, Jin Jiangbo, Shen Yuan, Tian Dexi, Wang Du, Wang Qingsong, Yang Jiechang e Zheng Guogu.

BIBLIOTECA INTERATIVA – A biblioteca interativa reúne os vídeos: “Jiang Nan Poem” (2005), de Qiu Anxiong, que combina os visuais tradicionais da China de galhos de árvores, pássaros e espaço, usando mudanças sutis entre elementos estáticos e dinâmicos para criar uma relação temporal e espacial.

“Post Pause” (2004), de Jiang Zhi, apresenta uma narrativa poética e onírica ambientada em uma manhã tranquila de Shenzhen, misturando a vida urbana cotidiana com a interseção de poética e de sociologia do artista. “Joss” (2013), de Cheng Ran, com comentários crítico-sociais sobre a globalização cultural chinesa com um cinema crítico estilizado.

“Speech” (2005), de Li Songhua, apresenta um jovem chinês que lê um discurso sobre o glorioso futuro econômico da China. E, por último, o vídeo “Wing and Water – Zheng Guogu” é estrelado pelo artista contemporâneo chinês Zheng Guogu e dirigido por Felicitas Yang.

E ainda a Coleção DSL, com “Phantom Landscape” (2009), trabalho cinematográfico animado de Yang Yongliang, que mistura crescimento urbano com vida moderna e tradições culturais estagnadas.

COLEÇÃO ASIÁTICA – Disputada por outras instituições do Brasil e por colecionadores do Exterior, a coleção asiática do MON é composta por 3 mil peças de arte. Quando chegou, em 2018, provocou uma discussão sobre a definição de uma nova linha curatorial pelo conselho cultural do Museu.

Foi quando se abriu espaço no acervo, com ênfase também para as artes asiática, africana e latino-americana, em consonância com os grandes museus do mundo, tornando-o distinto da tendência eurocêntrica que domina a cultura ocidental.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana.

No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

“Convivendo em harmonia com a impermanência”

A partir de 22/11

Sala 5

Museu Oscar Niemeyer

www.museuoscarniemeyer.org.br 

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

MON renova exposição asiática em diálogo com a arte contemporânea daquele continente
Ana Beatriz Artigas é a nova residente artística do Museu casa Alfredo Andersen
Festival Afronta! ocupa Caixa Cultural com 18 filmes
Equipamentos culturais do Estado preparam programação do Mês da Consciência Negra
Equipamentos culturais do Estado preparam programação para o Mês da Consciência Negra
Estado lança edital inédito de mobilidade cultural para apoiar profissionais do setor
Museu Paranaense de Ciências Forenses recebe espetáculo de terror interativo
Mês Andersen: programação do MCAA comemora o legado do pai da pintura paranaense
Obra do Balé Teatro Guaíra, "Orfeu e Eurídice" reuniu 5,4 mil pessoas
Festival Mix Brasil introduz novas linguagens além de teatro e música
Com agenda cheia, espaços culturais do Estado vão abrir nos feriados de novembro
Promovido pelo Guaíra, Festival de Teatro de Bonecos recebe 90 inscritos do Brasil e do Exterior
MON promove a 3ª edição de “Afinidades”, iniciativa que aproxima o acervo do público
MON promove a 3.ª edição de “Afinidades”, iniciativa que aproxima o acervo do público
Com humor, Guairão recebe o trio Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho na sexta
MUPA celebra Mês da Consciência Negra com visitas mediadas a exposições
Homenagem a Niemeyer: “planetário” de Othoniel é nova atração internacional do MON
Homenagem a Niemeyer: mostra traz “planetário” de Jean-Michel Othoniel criado para o MON
Museu Oscar Niemeyer abrirá normalmente nos feriados dos dias 15 e 20 de novembro
Com nova catalogação, Biblioteca Pública inicia projeto de modernização de sistemas
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile