Ponte Preta volta à Copa do Brasil e abre caminho para a Portuguesa

O time de Campinas não participou da Copa do Brasil em 2024. Em sua última participação, em 2023, goleou o Fluminense-PI por 4 a 0 na...

Publicado em

Por Agência Estado

A situação da Ponte Preta na Série B do Campeonato Brasileiro não é nada fácil, mas o time teve uma boa notícia nesta sexta-feira. Isso porque o Mirassol empatou com o Operário-PR, por 1 a 1, e não tem mais chance de ser campeão. O título ficará com Santos ou Novorizontino, o que confirma a Ponte Preta na Copa do Brasil em 2025 e dá esperança para a Portuguesa.

O time de Campinas não participou da Copa do Brasil em 2024. Em sua última participação, em 2023, goleou o Fluminense-PI por 4 a 0 na primeira fase, mas caiu na segunda fase após ser derrotada pelo Brasil-RS por 2 a 0, em Pelotas. Sua melhor campanha foi em 2001, quando chegou às semifinais, mas perdeu os dois jogos para o Corinthians, por 2 a 0 e 3 a 0.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) tem direito a seis vagas, sendo cinco pela classificação no Paulistão e uma pela Copa Paulista. Inicialmente, as vagas eram de Palmeiras, Santos, Red Bull Bragantino, Novorizontino e São Paulo.

Entretanto, o Palmeiras já garantiu vaga por confirmar presença na Libertadores via Brasileirão. Assim, a Inter de Limeira, sexta colocada no Paulistão, entrou na Copa do Brasil. Com o empate do Mirassol, o título da Série B ficará com um paulista: Santos (68 pontos) ou Novorizontino (64).

Este futuro campeão vai carimbar vaga na Copa do Brasil, abrindo mais uma vaga, que será concedida à Ponte Preta, próxima na lista de espera.

Esse cenário também deixa a Portuguesa otimista para participar da Copa do Brasil. Para isso, precisa que o São Paulo se classifique à Libertadores pelo Brasileirão. Isso está bem próximo de acontecer, já que o tricolor ocupa o sexto lugar com 57 pontos, 11 a mais do que o Bahia, primeiro fora do G-4, com 46.

Além disso, o G-7 pode virar até G-9 com os títulos da Libertadores, entre Botafogo e Atlético-MG, e Sul-Americana, entre Cruzeiro e Racing-ARG. A possibilidade de virar G-9 empolga até mesmo o Corinthians.

Com a reação, o Corinthians subiu para o 11º lugar com 41 pontos, seis a menos do que o Cruzeiro, que fecha o G-7 e apenas dois a menos do que o Vasco, atual nono colocado com 43. Conseguir uma vaga para a Libertadores é a única chance para o Corinthians disputar a Copa do Brasil em 2025.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile