Globalização ofereceu sucesso, mas faltou critério ambiental e justiça social, diz Galípolo

Segundo Galípolo, o processo de globalização ofereceu sucesso em termos de comércio e geração de riqueza, mas teria faltado medir esse sucesso em termos de justiça...

Publicado em

Por Agência Estado

O atual diretor de política monetária e futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta sexta-feira que o mundo se depara com uma “bifurcação” com relação à arquitetura financeira global, ponto de discussão em fóruns internacionais, como o G20.

Segundo Galípolo, o processo de globalização ofereceu sucesso em termos de comércio e geração de riqueza, mas teria faltado medir esse sucesso em termos de justiça social e meio ambiente.

“O mundo se encontra em bifurcação sobre arquitetura financeira global. Alguns líderes querem desglobalizar, desnacionalizar, apontando a culpa para os outros. Mas há outra vertente, que é a do Brasil, que quer reglobalizar.”

“A proposta da nova arquitetura global, que o Brasil apoia, é que não é satisfatório desglobalizar, mas sim descobrir como avançar (na globalização) com outros parâmetros, que olhem para além de comércio e finanças, para sustentabilidade ambiental e justiça social”, continuou.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile