AMP

Caminho Terra do Sol 2024: a maior peregrinação do Oeste Paranaense inicia em Cascavel

O ponto de partida foi o monumento de largada do Caminho, localizado em frente ao campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e a...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Cascavel deu início nesta manhã de quinta-feira (14) à maior peregrinação da região: o Caminho Terra do Sol 2024. A caminhada, que ocorre justamente no dia do Município de Cascavel, tem o trajeto realizado em três dias, totalizando uma média de 30 quilômetros por dia.

O ponto de partida foi o monumento de largada do Caminho, localizado em frente ao campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e a chegada será no município de Boa Vista da Aparecida.

Um dos idealizadores do projeto, Celso Bevilacqua, de 75 anos, compartilhou a alegria em participar de mais um ano da peregrinação. Ele relatou que a ideia surgiu após a realização de outras caminhadas mais longas, como o Caminho de Santiago de Compostela e o Caminho da Fé em São Paulo.

“Eu sempre falo que é uma faculdade para peregrino, peregrino que nunca fez caminhada vem, faz essa e volta empolgado para fazer outras mais longas”, destacou Bevilacqua.

Os peregrinos recebem kits de alimentação em pontos determinados, fornecidos pela AMIC PR. O trajeto inclui travessia de rio, subida de morros e pernoites em pontos de apoio, sempre com a natureza como pano de fundo.

Jovane Borges, um dos organizadores, destacou que o Caminho Terra do Sol, agora em sua 16ª edição, começou como uma iniciativa de Celso Bevilacqua, ex-presidente da AMIC. A peregrinação cresceu tanto que, neste ano, reúne 46 peregrinos de diversas cidades do Paraná e até de São Paulo.

“Então, começou, como é a nossa 16ª edição, ela começou pelo nosso idealizador Celso Bevilacqua, que foi o presidente da AMIC, ele copiou isso aí lá do caminho de Compostela, da Espanha, né, e começamos a fazer, e o objetivo principal é fazer a parte social da AMIC, né, e juntamente com os associados, com familiares, e se tornou uma coisa tão grande”, afirmou o organizador.

Borges ressaltou que a caminhada também serve como uma fonte de turismo para a cidade de Cascavel, além de fomentar a economia rural. Ele revelou que, ao final da jornada, os peregrinos serão recebidos pelo prefeito de Boa Vista com um jantar em comemoração ao evento.

“Estamos com 46 peregrinos, e vindos de outras cidades, vem pessoal de Londrina, Curitiba, cidades vizinhas, São Paulo, então se tornou uma coisa grande, e inclusive daí tá como sendo fonte de turismo, inclusive, pra cidade de Cascavel”, finalizou Jovane.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile