AMP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a união dos órgãos de fiscalização com os Poderes ajuda o Estado a avançar na modernização da máquina pública. Ele participou, nesta quinta-feira (12), da abertura do IX Encontro Nacional de Tribunais de Contas (IX ENTC), que acontece de 11 a 14 de novembro em Foz do Iguaçu, no Oeste do EstadoFoto: Ari Dias/AEN

União com órgãos de fiscalização moderniza a máquina pública, diz governador

“Temos um Tribunal de Contas moderno, que tem ajudado as prefeituras a também se modernizarem, aponta ao Estado os melhores caminhos para buscar soluções”, afirmou. “Temos......

Publicado em

Por CGN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a união dos órgãos de fiscalização com os Poderes ajuda o Estado a avançar na modernização da máquina pública. Ele participou, nesta quinta-feira (12), da abertura do IX Encontro Nacional de Tribunais de Contas (IX ENTC), que acontece de 11 a 14 de novembro em Foz do Iguaçu, no Oeste do EstadoFoto: Ari Dias/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a união dos órgãos de fiscalização com os Poderes ajuda o Estado a avançar na modernização da máquina pública. Ele participou, nesta quinta-feira (12), da abertura do IX Encontro Nacional de Tribunais de Contas (IX ENTC), que acontece de 11 a 14 de novembro em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.

“Temos um Tribunal de Contas moderno, que tem ajudado as prefeituras a também se modernizarem, aponta ao Estado os melhores caminhos para buscar soluções”, afirmou. “Temos um Ministério Público que cumpre a sua função de órgão fiscalizador, mas que também pode participar das decisões, juntamente com a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça, todos remando para o futuro”.

O estreitamento da relação do Estado com o órgão de contas, ressaltou o governador, resulta na melhoria da gestão pública. Ele salientou que esse trabalho contribuiu para que o Paraná recebesse, por dois anos consecutivos, o Selo Diamante no Radar da Transparência Pública, do Programa Nacional de Transparência Pública, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que também organiza o evento em Foz.

“Discussões como as que são feitas neste evento contribuem para encontrar ferramentas que desburocratizem cada vez mais a máquina pública, para prestar um serviço para o cidadão”, disse Ratinho Junior. “Os Tribunais de Contas trazem ferramentas que ajudam, por exemplo, na montagem dos termos de referências para fazer as licitações, o que traz mais transparência e uma melhor fiscalização do dinheiro público, e quem ganha é o cidadão”.

Com a temática “Controle externo, diálogos institucionais e efetividade das políticas públicas”, o evento reúne 1,5 mil participantes dos Tribunais de Contas das Unidades da Federação e dos municípios e conta com as presenças do ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. O objetivo é debater temas ligados ao controle da administração pública e à indução de políticas voltadas a diferentes áreas, como saúde, educação e segurança.

Para o ministro Dias Toffoli, a efetividade das políticas públicas é alcançada com o diálogo entre as instituições. “O povo quer resultado, quer soluções aos seus problemas e serviços públicos com eficiência, qualidade e universalidade. É disso que se trata”, afirmou.

O ministro Bruno Dantas salientou que o trabalho dos órgãos de controle se reflete diretamente no serviço prestado à população. “Se trata da fiscalização dos recursos que vão para educação, para a saúde, segurança e saneamento. Por isso, este é um momento de ouro para compartilharmos experiências e possamos elevar o patamar das nossas instituições”, disse.

“O trabalho do sistema de controle externo, do sistema dos Tribunais de Contas, busca inspirar os gestores a apresentar políticas públicas efetivas, auxiliando e orientando a gestão pública na prestação de serviços aos cidadãos”, destacou o presidente da Atricon, Edilson de Souza Silva.

DEBATES — Durante o encontro, estão previstos seis painéis e conferências na plenária principal, nove seminários de políticas públicas, além de reuniões técnicas de comitês e grupos de trabalhos do Sistema Tribunais de Contas. O encontro, que ocorre a cada dois anos, é um dos principais eventos do calendário dos órgãos de controle no Brasil, reunindo especialistas, gestores e servidores públicos e acadêmicos.

Ele é realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

PRESENÇAS — Participaram da solenidade o secretário estadual da Administração e Previdência, Claudio Stabile; os presidentes do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Pontes; do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Fernando Guimarães; do CNPTC, Luiz Antônio Guaraná; da Abracom, Thiers Montebello; da Audicon, Milene Dias da Cunha; e da Asur, Marco Peixoto; o governador de Roraima, Antônio Denarium; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; presidentes e conselheiros de Tribunais de Contas estaduais

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Darci Piana destaca parceria estratégica do Paraná na Expo Paraguai Brasil
Governo encaminha projeto para modernizar licenciamentos ambientais no Paraná
Governador encaminha projeto para modernizar licenciamentos ambientais no Paraná
Governo do Estado envia para Assembleia projeto de desestatização da Celepar
Maringá é eleita melhor cidade para se viver no País e Curitiba e Cascavel estão no top 10
Governador cobra celeridade da União para acabar com invasões de terra no Oeste do Estado
Transição de governo é regulamentada em cerca de 1 a cada 5 municípios
Empresas com participação do Estado se destacam entre as 500 maiores do Sul
Governador lamenta morte do desembargador Hamilton Mussi Corrêa
Piana destaca desenvolvimento sustentável do Paraná ao embaixador da Bélgica
Darci Piana assume o Governo do Paraná até sábado
R$ 285 bilhões desde 2019: governador apresenta investimentos no Paraná
Ratinho Junior apresenta avanços econômicos e sociais do Paraná a empresários
Governador Ratinho Junior lamenta a morte do jornalista Luiz Geraldo Mazza
TV Paraná Turismo transmite ao vivo desfile de 7 de setembro neste sábado
Dia da Independência: 6,2 mil pessoas devem desfilar no 7 de setembro em Curitiba
Governo do Estado e Exército abrem comemorações da Semana da Pátria em Curitiba
População paranaense cresceu mais em cidades-polo do interior e na RMC
11,8 milhões de pessoas: IBGE aponta Paraná com a 5ª maior população do Brasil em 2024
Projetos inovadores trarão desenvolvimento econômico, cultural e científico ao Paraná
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile