Governo alemão anuncia novo ministro das Finanças em meio à pressão por eleição antecipada

O chanceler disse que o governo minoritário seria composto pelos social-democratas, legenda da qual faz parte, e pelo Partido Verde até o início do próximo ano...

Publicado em

Por Agência Estado

Depois que a coalizão governamental da Alemanha entrou em colapso de forma dramática, o chanceler Olaf Scholz afirmou que lideraria o país com um governo minoritário, apesar dos apelos de líderes da oposição na quinta-feira por eleições antecipadas. Após a demissão do liberal Christian Lindner na quarta-feira, 6, Jörg Kukies, um conselheiro econômico de Scholz, foi nomeado para assumir o cargo de ministro das Finanças.

O chanceler disse que o governo minoritário seria composto pelos social-democratas, legenda da qual faz parte, e pelo Partido Verde até o início do próximo ano – mesmo após o líder do maior bloco de oposição no parlamento, Friedrich Merz, dos democratas-cristãos, ter defendido a convocação imediata de um voto de confiança e novas eleições.

Scholz enfatizou novamente na quinta-feira que não deseja convocar um voto de confiança antes de 15 de janeiro. “Os cidadãos terão em breve a oportunidade de decidir novamente como proceder”, disse o chanceler, segundo a agência de notícias alemã dpa.

Uma reunião com Merz e Scholz nesta quinta-feira sobre uma possível data para a próxima eleição terminou depois de menos de uma hora, com Merz saindo sem comentar as negociações.

Ainda nesta quinta-feira, o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, deu a Lindner, que foi demitido por Scholz na quarta-feira, um documento de formalização da demissão. Outros dois ministros que renunciaram – Bettina Stark-Watzinger (Pesquisa) e Marco Buschmann (Justiça) – também receberam os documentos.

O ministro da Agricultura, Cem Özdemir, do Partido Verde, aceitou o Ministério de Pesquisa. Fonte: Associated Press

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile