BC acelera ritmo e aumenta juros em 0,5 ponto em decisão unânime; Selic vai a 11,25% ao ano

A decisão, que foi unânime, confirma a expectativa de aceleração no ritmo de aperto frente à última reunião, em setembro....

Publicado em

Por Agência Estado

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou nesta quarta-feira, 6, a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto porcentual, de 10,75% para 11,25% ao ano.

A decisão, que foi unânime, confirma a expectativa de aceleração no ritmo de aperto frente à última reunião, em setembro.

Uma elevação dessa magnitude era esperada por 71 de 73 instituições ouvidas na mais recente pesquisa Projeções Broadcast.

O anúncio ocorre em meio à expectativa pelo mercado de um pacote de cortes de gastos – prometido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para depois das eleições municipais, mas ainda não anunciado. O temor fiscal levou a uma piora nas variáveis observadas pelo Copom desde a última reunião, em 18 de setembro, como a alta do dólar – que fechou a última sexta-feira no segundo maior nível da história, em R$ 5,86.

O aumento da Selic em 0,5 ponto leva a taxa de juros real ex-ante descontada a inflação prevista para os próximos 12 meses do Brasil a 8,08%, a terceira maior do mundo, segundo levantamento do site MoneyYou. O País está atrás só da Turquia (15,18%) e Rússia (12,19%).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile