AMP
Portal internacional de viagens coloca Curitiba entre as 10 melhores cidades do mundo para visitar em 2025Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Lonely Planet coloca Curitiba entre as 10 melhores cidades do mundo para visitar em 2025

Os critérios que elegeram a capital paranaense tiveram como base as belezas naturais e arquitetônicas, os museus, o Jardim Botânico e opções turísticas especiais, como o......

Publicado em

Por CGN

Portal internacional de viagens coloca Curitiba entre as 10 melhores cidades do mundo para visitar em 2025Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Curitiba recebeu nesta terça-feira (05) o prêmio que a reconhece como uma das 10 melhores cidades do mundo para visitar em 2025. A Capital do Paraná foi selecionada pela Lonely Planet, prestigiada editora de guias de viagem que listou os 30 melhores destinos, entre cidades, regiões e países do mundo para turismo (veja AQUI). O reconhecimento se reflete no setor no Estado, uma vez que Curitiba é o único destino brasileiro na lista de melhores tendências.

Os critérios que elegeram a capital paranaense tiveram como base as belezas naturais e arquitetônicas, os museus, o Jardim Botânico e opções turísticas especiais, como o passeio de trem entre Curitiba e Morretes e, principalmente, as iniciativas e políticas públicas ligadas à sustentabilidade, uma das áreas com maior fomento no município.

O prêmio de reconhecimento foi entregue durante a World Travel Market (WTM), que segue até 7 de novembro, em Londres, na Inglaterra. O evento é uma das principais feiras de turismo mundiais, oferecendo oportunidades de negócios, apresentação de cases de sucesso e promoção de destinos para o trade turístico, como agências de viagens, operadoras, empresas de cruzeiros e outras empresas ligadas ao setor. Participam cerca de 40 mil profissionais.

Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o destaque resulta de uma estratégia contínua de promoção internacional, uma vez que nos últimos anos a Capital e o Estado têm investido fortemente em inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão turística, ganhando maior visibilidade mundial. Outro indicador positivo é a conquista do título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo em 2024, recebido na última segunda-feira (04), durante evento do Intelligent Community Fórum, em Barcelona, na Espanha.

“Curitiba é um exemplo de case turístico de sucesso. O mérito é todo de Curitiba, cidade planejada, ecológica, inteligente e com centenas de atrativos para os turistas, como seus mais de 50 parques e bosques, equipamentos culturais de relevância internacional como o Museu Oscar Niemeyer, gastronomia típica e o surgimento de novos chefs de ponta, além do já famoso Natal curitibano, que atrai gente de todo canto”, disse.

“Enquanto Estado, o que temos feito agora é promover esse destino a nível nacional e internacional, além de atrair novos voos para a Capital. E isso tem ajudado a aumentar cada vez mais o fluxo de visitantes estrangeiros. De janeiro a setembro deste ano, por exemplo, tivemos um aumento de 24% na chegada de turistas estrangeiros ao Paraná, na comparação com o mesmo período do ano anterior, com mais de 675 mil turistas conhecendo nossos atrativos, se hospedando em nossos hotéis e injetando dinheiro em nossa economia”, completou Nunes.

“Nós agora somos uma das 10 cidades que merecem ser visitadas no mundo em 2025 e um dos 30 destinos turísticos do planeta que precisam ser explorados. Nós nunca imaginaríamos isso, mas conseguimos nessa gestão graças à qualidade de vida da cidade, com o grande nome de Curitiba, com o título que temos de Cidade Mais Inteligente do Mundo, tanto em Barcelona como em Seul, e agora também com o prêmio de Comunidade Mais Inteligente do Mundo, entregue nesta semana, também em Barcelona”, comemorou o prefeito Rafael Greca.

Prefeito em exercício de Curitiba durante viagem oficial de Greca à Europa, Eduardo Pimentel lembra também que, nos últimos oito anos, a Capital vem investindo em ações como Destino Turístico Inteligente, o que a diferencia dos tradicionais por facilitar a interação e integração do visitante antes, durante e depois da viagem, agregando valor na experiência com o uso de metodologias e tecnologias inovadoras.

“Curitiba tem se destacado como destino turístico inteligente apostando em acessibilidade e segurança, em tecnologias que facilitam o ir e vir do turista (audioguias, totens interativos, wi-fi público e linha turismo), atrações revitalizadas e serviços articulados (gastronomia, hotelaria, receptivo e transporte)”, explicou.

Quem representou a cidade presencialmente na entrega do troféu foi a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra. Segundo ela, o prêmio resulta de um planejamento estratégico voltado para o desenvolvimento sustentável e a promoção da cidade como um destino atrativo. “Estar entre os 30 selecionados é como a coroação de um trabalho intenso de posicionamento de Curitiba no mercado turístico global. Esse reconhecimento reflete a eficácia das ações que buscaram projeção internacional da nossa cidade”, afirmou.

“Curitiba leva o Paraná até uma grande vitrine mundial do turismo”, afirma Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do turismo no Estado. “Ter Curitiba como o único destino brasileiro dentre as tendências de viagens para 2025 é benéfico ao turismo paranaense como um todo. Receber esse prêmio em um evento tão significativo ao setor como a WTM ajuda a ampliar cada vez mais o mercado paranaense. Bem consolidado na América Latina, o Paraná pode atingir também as agências de viagens, operadoras e o mercado europeu”.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Cidade do Rio vacina trabalhadores do turismo contra sarampo
Nossa Senhora do Rocio e festas religiosas movimentam o turismo paranaense neste mês
Rocio e mais festas religiosas movimentam o turismo da fé em novembro
Calendário de novembro tem shows natalinos, festas religiosas e frango na telha
Fórmula 1 injetará R$ 2 bilhões na economia paulistana, estima SPTuris
Estado leva atrativos e expositores ao maior evento de Turismo de Natureza do Brasil
PIB do turismo atinge R$ 12 bilhões no Paraná; Ipardes lista cidades conectadas ao setor
Brasil é quarto país no ranking mundial de voos domésticos
Número de turistas estrangeiros no Paraná aumenta 24% e chega a mais de 675 mil visitantes
Do Peru pra Curitiba: primeiro voo direto de Lima desembarca com 157 passageiros
Embratur capacita Quilombo do Grotão para ser atração internacional
Paraná + Viagem leva 168 paranaenses às Cataratas do Iguaçu em passeio gratuito
Aeroporto Afonso Pena recebe na segunda-feira o primeiro voo direto de Lima, no Peru
Estado abre inscrições para selecionar profissionais que vão atuar no Verão Maior Paraná
Parques do Iguaçu e Vila Velha estão entre os melhores do País pela avaliação da TripAdvisor
Com apoio do Estado, 8ª Expo Motorhome vai movimentar Turismo Sobre Rodas no Paraná
Turismo abre edital de seleção de produtos e serviços para materiais promocionais
Exposições aquecem turismo e a economia local ao redor do Paraná
Com apoio do Estado, evento fortalece atrativos de Foz do Iguaçu para agentes de viagens
Com apoio do Estado, eventos de turismo náutico e de natureza movimentam o Noroeste
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile