Dívidas bancárias podem ser renegociadas a partir desta sexta-feira; veja como participar

Participam do mutirão a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e com...

Publicado em

Por Agência Estado

A partir desta sexta-feira, 1º, teve início mais uma edição do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. O principal objetivo é o de auxiliar consumidores a renegociar dívidas bancárias, oferecendo parcelamento, descontos e juros reduzidos. A ação vai até o dia 30 deste mês.

Participam do mutirão a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e com Procons de todo o País.

Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras e que estejam em atraso. Não podem ser renegociadas dívidas que tenham bens dados em garantia e que estejam prescritas, além daquelas que estão em dia.

As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos ou pelo site consumidor.gov.br. A iniciativa busca promover a recuperação financeira e prevenir o superendividamento, segundo os órgãos envolvidos. Veja a seguir detalhes de como participar da ação.

Como participar do mutirão?

O primeiro passo é descobrir quais são as dívidas e para quem você deve. Para isso, é possível usar a ferramenta Registrato, disponibilizada pelo Banco Central por meio deste link. Para acessá-la, é necessário fornecer o login e senha da conta gov.br de nível prata ou ouro. Ele permite gerar relatórios com informações completas sobre os bancos com os quais você possui relacionamento, além de qual é o saldo devedor e a modalidade (cheque, cartão de crédito etc), e se está em dia ou vencida.

Veja aqui um vídeo de como funciona a ferramenta.

A partir de então, é a fase de renegociação. A dica da Febraban é usar o consumidor.gov.br. Veja a seguir como fazer o cadastro e como formalizar o pedido:

Para o cadastro

– Acesse o site consumidor.gov.br;

– Clique em “Entrar com gov.br” no canto superior direito;

– Preencha seus dados para autenticação com conta gov.br nível prata ou ouro;

– Após autenticação, o usuário será direcionado para a tela de cadastro;

– Certifique-se de que o CPF e o e-mail são únicos e não utilizados por outro usuário na plataforma;

– Leia os “Termos de uso do consumidor” localizados na parte inferior esquerda e clique em “Li e Aceito”;

– Confirme seus dados na última tela e clique em “Confirmar” no canto inferior direito;

– Verifique se seu nome aparece no canto superior direito, indicando o sucesso do cadastro.

Para renegociar

– Acesse o site consumidor.gov.br;

– Clique em “Entrar com gov.br” no canto superior direito;

– Selecione uma instituição financeira para formalizar o pedido;

– Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”;

– O campo “Descrição da Reclamação” também deve ser preenchido: é ali que o consumidor informa o interesse em participar da ação de renegociação de débitos;

– A instituição financeira tem até 10 dias para fornecer uma resposta;

– Na própria ferramenta, é possível esclarecer dúvidas, anexar documentos e detalhar o pedido de renegociação.

Para negociar diretamente com os bancos

Quem preferir, pode entrar em contato direto com o banco ou financeira usando os canais oficiais disponibilizados pela instituição. Ao entrar em contato, é preciso informar o desejo de renegociar pelo Mutirão da Febraban. Diga qual é a dívida que pretende negociar e avalie se os descontos e prazos oferecidos cabem no bolso. Só depois que estiver tudo certo é que o acordo de negociação deve ser assinado. Alguns bancos e financeiras criaram canais específicos. Veja a seguir quais são:

Banco do Brasil

Telefone: 4004-0001 / 0800 729 0001 | WhatsApp: (61) 4004-0001 #renegocie
Clique para renegociar (no site do Banco do Brasil)
Para negociar dívidas que estão sob gestão da Ativos S/A: Negocie seus débitos
Telefone: 0800-644-3030 | WhatsApp: (11) 97958-3125

Banco Carrefour

Negocie Cartão Carrefour
Negocie Cartão Atacadão

BMG

Negociar pelo site do Banco BMG
Telefone: 0800 286 3636 | WhatsApp: 4002 7007

Banco BV

Portal de Negociação: clique aqui para acessar o site do Banco BV
Telefones: 3003-1616 | 0800 701 8600
WhatsApp: Clique aqui para negociar (iniciar conversa pelo WhatsApp)
App BV: Clique aqui para acessar (ou baixar o aplicativo no canto inferior direito do site)

Banco Daycoval

Cartão Consignado | Empréstimo Consignado | Crédito em conta (crédito pessoal): Clique para renegociar ou entre em contato pelo telefone 0300 111 0500
Veículos | Financiamento de Veículos: Clique para renegociar

Banco Fibra

E-mail: operacoes.varejo@bancofibra.com.br

Banco Inter

Telefone: 3003-4070 (capitais e regiões metropolitanas) | 0800 940 0007 (demais localidades)
Clique para renegociar

Mercantil

Telefones: 0800 7070 398
Whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5508007070398

Banco do Nordeste

0800-728 3030
Central de atendimento dos cartões de crédito do Banco do Nordeste: Capitais e Região metropolitana: 3003 0145 | Demais localidades: 0800 724 0145

Original e PicPay

Clique aqui para renegociar dívidas, tanto com o Banco Original quanto com o PicPay

PAN

Portal: renegocie.bancopan.com.br
WhatsApp: (11) 4002-7787
Central de renegociação: 0800 006 8782

Banco Semear

Portal de Negociação
Central de Relacionamento 24h: 0800 702 6700
WhatsApp: (31) 3516-8004
E-mail: atendimento@bancosemear.com.br

Banco Volkswagen

Telefones: 4003-6636 | 0800 700 1936
WhatsApp: (11) 4003-6636

Banpará

Telefone: (91) 3004-4444
Link: https://www.banpara.b.br/fale-conosco/

Banrisul

Portal de Solução de Dívidas
App Banrisul
WhatsApp: (51) 3215-1800
Em caso de dúvidas entre em contato: recuperacao@banrisul.com.br

Bradesco

Cliente correntista negocie pelo portal ou: WhatsApp: (11) 4858-5151 | Central de renegociação: 4004-8810 / 0800 400 8810
Cartões de crédito Bradescard (Casas Bahia, C&A e outros parceiros), negocie pelo portal ou: WhatsApp: (11) 4858-5151 | Central de cobrança de cartões: 4004-1203 / 0800 979 0203
Produtos Losango, negocie pelo portal (no ícone Negociação de Dívida) ou: WhatsApp: (11) 93000-0119
Bradesco Financiamentos de Veículos, negocie pelo portal

Caixa Econômica Federal

Site da Caixa (créditos comerciais pessoas e empresas)
App Habitação Caixa (prestações habitacionais em atraso)
App Cartões Caixa (cartão de crédito)
App Caixa Tem (regularize suas dívidas)

Cetelem

Portal de Negociação
WhatsApp oficial: 0800 7041166
Telefone: (11) 4004 7990

C6 Bank

Telefone: (11) 3003 6116 | 0800 660 6116
WhatsApp: (11) 2832 6088
E-mail: cobranca@c6bank.com ou acesse o aplicativo C6 Bank
Digimais
Capitais e regiões metropolitanas: (11) 4020-3300
Outras localidades: 0800 646 7676

Inbursa

Telefones: (11) 3030-4444 ou 0800 641 4444
E-mail: atendimento-cobranca@inbursa.com
pagoufacil.com/whats | pagoufacil.com/site

Itaú

Correntistas: buscar a seção de Renegociação no aplicativo ou internet banking do Itaú
WhatsApp: 4004-1144 (negociação de dívidas e dicas de Saúde Financeira)
Site: Clique para renegociar
Telefone: 4004-1144 (capitais e regiões metropolitanas) | 0800 722 5533 (demais locais) | 0800 722 1144 (demais locais)

NBC Bank

Telefone: 0800 022 1401
WhatsApp: (51)9878-7949
E-mail: recuperacaocredito@nbcbank.com.br

Paraná Banco

https://negociacao.paranabanco.b.br/
Telefone: 0800 645 6090
E-mail: cobranca_pb@paranabanco.com.br

Safra

Central de Cartões: 55 (11) 4001-4460 Capital e Grande São Paulo | 0800 728 4460 Demais localidades. Atendimento 24h por dia, 7 dias por semana
Renegociação (empréstimo/cheque especial e cartão): WhatsApp 55 11 3175 9444. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Santander

(11) 4004-3535 capitais e regiões metropolitanas | 0800 702 3535 demais localidades | 0800 723 5007. Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 6h às 22h | Sábados das 8h às 19h00 | Domingos das 9h às 16h
www.santander.com.br/renegociação

Santander Financiamentos

(11) 4004-9090 capitais e regiões metropolitanas | 0800 722 9090 demais localidades. Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 7h às 20h | Sábados das 9h às 14h00
WhatsApp: (11) 4004-9090
www.negociemais.santanderfinanciamentos.com.br

Senff

Portal de negociação
WhatsApp: (41) 3313 -1800
negociacao@senff.com.br

Sicredi

Canal de negociação: WhatsApp 51 3358 4770

Tribanco

Portal de Auto-Negociação
(11) 3003-3099 Capitais e regiões metropolitanas | 0800 722 3099 Demais localidades

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile