AMP

Cinema no necrotério? Festival fantástico ocupa o Museu Paranaense de Ciências Forenses

Este ano, além dos tradicionais cinemas da cidade e da Cadeia Produtiva, novo espaço cultural vinculado ao Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), outra...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

O DJANHO!, um dos maiores festivais de cinema fantástico do Brasil, retorna em 2024 com uma programação que promete trazer o melhor do gênero para as telas de Curitiba. O evento começa nesta quinta-feira (31), aproveitando o clima de Halloween, e segue até o dia 6 de novembro.

Este ano, além dos tradicionais cinemas da cidade e da Cadeia Produtiva, novo espaço cultural vinculado ao Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), outra locação inusitada recebe sessões especiais: o antigo necrotério da Polícia Científica, hoje parte do Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF), no Centro de Curitiba. As sessões no antigo necrotério, aliás, já estão esgotadas. 

A diretora do MPCF, Fabíola Machado, acredita que a participação no festival ressignifica o espaço. “Participar de um festival de cinema é uma novidade para nós e estamos muito animados. Ocupar um espaço tão único, como o Antigo Necrotério, para atividades culturais é realmente diferente e muito interessante”, disse. 

Nos dias 31 de outubro e 2 de novembro, o antigo necrotério, na Avenida Visconde de Guarapuava, receberá duas exibições especiais da programação. Os eventos inauguram o espaço do Cineclube da Polícia Científica e ocorrem ao lado das gavetas de geladeira, agora inativas.

A primeira sessão no espaço, no dia 31, às 20 horas, será de “Morgue Story – Sangue Baiacu e Quadrinhos” (2008), dirigido por Paulo Biscaia Filho. A programação celebra os 20 anos do espetáculo que deu origem ao filme, sobre duas pessoas que acordam dentro de um necrotério e descobrem que foram sequestradas por um assassino em série. O elenco tem Mariana Zanette, Leandro Daniel Colombo e Anderson Faganello.

No dia 2 de novembro, o local recebe a sessão Sangrentos do DJANHO!, uma coletânea de cinco curtas-metragens internacionais de horror mais violentos e gráficos. As produções são da Argentina, Estados Unidos, Espanha e Sri Lanka. Entre os destaques estão “One for the Road”, baseado em um conto de Stephen King. Esta sessão não é recomendada para menores de 18 anos.

Com uma seleção de 59 filmes vindos de quatro continentes, o DJANHO! e a Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba exibem curtas e longas-metragens de países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Indonésia. As obras abordam desde histórias de horror visceral até tramas de ficção científica e fantasia voltadas para o público infantil.

PROGRAMAÇÃO – Além dessas sessões, o evento conta com exibições em outros espaços conhecidos da cidade, como o Cine Passeio, a Cinemateca de Curitiba e o Teatro da Vila. Entre os destaques nacionais, estão o slasher “A Última Casa no Topo da Colina”, de Julio Cesar Napoli, e a ficção científica curitibana “Dublê de Namorado”, do cineasta Christopher Faust.

O DJANHO! também celebra, em sua programação especial, os 40 anos de “Gremlins” (1984), de Joe Dante, com uma exibição ao ar livre no Terraço do Cine Passeio. O festival ainda homenageia o lendário cineasta Roger Corman, falecido em 2024, com a exibição de clássicos como “O Intruso” (1962) e “A Mulher Vespa” (1959).

Serviço:

Quando: de 31 de outubro a 6 de novembro

Onde: Cine Passeio, Cinemateca de Curitiba, Cine Cadeião/MIS-PR, Antigo Necrotério da Polícia Científica do Paraná e outros espaços. Ingressos: R$ 6 (sessões pagas)

Confira a programação completa no site: www.djanho.com

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile