CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a 80 anos da Secretaria da Agricultura do Paraná: mostra traz a evolução e a força do agro
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

80 anos da Secretaria da Agricultura do Paraná: mostra traz a evolução e a força do agro

Instalada no Arquivo Púbico do Paraná, no bairro Cabral, em Curitiba, a exposição tem entre os destaques o decreto original de criação da Seab, equipamentos, cartazes......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a 80 anos da Secretaria da Agricultura do Paraná: mostra traz a evolução e a força do agro
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Governo do Estado abriu nesta terça-feira (29) a exposição “Campo em Desenvolvimento: 80 anos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná”. São registros fotográficos, livros, panfletos, cartazes, documentos, objetos e equipamentos que remetem à história da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), traduzem a força da agropecuária paranaense e sua evolução ao longo dos anos.

Instalada no Arquivo Púbico do Paraná, no bairro Cabral, em Curitiba, a exposição tem entre os destaques o decreto original de criação da Seab, equipamentos, cartazes de eventos agropecuários realizados há mais de 40 anos e mapas agrícolas. Também há informações sobre plantio direto, técnica em que o Paraná foi pioneiro na década de 1970, ferramenta fundamental para a conservação dos solos.

A exposição foi organizada pela Seab em parceria com o Arquivo Público do Paraná, ligado à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), e está aberta à visitação até 12 de novembro. O objetivo da iniciativa é valorizar o trabalho dos servidores ao longo dessas oito décadas, assim como mostrar para a comunidade em geral, estudantes, técnicos e pesquisadores a importância da Secretaria da Agricultura no direcionamento de políticas públicas que melhoram a qualidade de vida no campo.

São mais de 100 itens, oriundos do acervo do próprio Arquivo Público, da Seab, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e de servidores destes órgãos, que cederam itens de seu acervo pessoal.

A exposição também reúne dados recentes da agropecuária paranaense, com culturas em que o Estado se destaca nacionalmente, e apresenta os programas estaduais que atendem à população rural.

“Nestes 80 anos o Paraná saiu de um Estado de agricultura rudimentar para o principal celeiro do Brasil. Comemorar os 80 anos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento é agradecer a todos aqueles que transformaram nossa agricultura na principal atividade econômica do Paraná”, disse o secretário Natalino Avance de Souza.

Cláudio Stabile, secretário estadual da Administração e da Previdência, lembrou o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, e agradeceu aos funcionários que trabalharam para montar a exposição. “Isso mostra o amor ao povo paranaense, com esta bela festa, com o Arquivo Público lotado. Esse é mais um dia importante que mostra a grandeza do Arquivo Público do Paraná”, afirmou. 

A diretora do Arquivo Público do Paraná, Kassia Cavalari, enfatizou que a exposição evidencia o progresso do agro ao longo oito décadas e também mostra o impacto duradouro das políticas públicas no cotidiano dos paranaenses. “A exposição destaca a trajetória da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que sempre desempenhou um papel essencial na construção da história agrícola do Paraná e no desenvolvimento rural, industrial e econômico do Estado. Este é um momento de grande relevância”, disse.

PARCEIROS – A exposição tem patrocínio do Sistema Faep/Senar, da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), do Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado do Paraná (Sindaruc) e da Águia Florestal, que produziu os painéis e mesas expositoras com madeira de florestas plantadas.

“É grande a responsabilidade dos que aqui passaram e que levaram a transformação para todo o Estado. Quando exaltamos o passado se torna mais fácil encontrar o futuro”, destacou o presidente do Sindaruc e vice-presidente da Fecomércio, Paulo Salesbran.

Representando o Sistema Faep, o presidente interino, Ágide Eduardo Meneguette, falou sobre a importância de preservar a memória do agro paranaense. “Obrigado aos servidores que guardam esta história e mostram para a sociedade a importância da agropecuária. Que seja sempre guardada e preservada”.

O diretor executivo da Apre, Ailson Loper, também destacou o crescimento do agro paranaense, inclusive no setor florestal. De acordo com ele, de cada 4 toneladas de madeira do Brasil, uma tonelada sai do Paraná. “Somos o setor que desenha projetos coesos, concisos para o crescimento da silvicultura paranaense e estamos felizes por fazer parte disto. A parceria com a Seab é muito importante”.

Além da Seap, a exposição Campo em Desenvolvimento também tem apoio do Mercado das Pulgas, que cedeu itens decorativos para a exposição; da Adapar e do IDR-Paraná. O Instituto Água e Terra (IAT) e o Horto Municipal do Guabirotuba cederam mudas frutíferas e flores que foram distribuídas aos visitantes, e a Associação Paranaense dos Produtores e Industriais de Erva-Mate (Apimate) também doou itens para a decoração do local. 

HOMENAGEM – Em um dos momentos mais especiais do evento, ex-secretários de Agricultura do Paraná foram homenageados pelos serviços prestados ao setor. O mais longevo secretário da história (2011-2018 e 2019 a 2024), Norberto Ortigara, atual secretário da Fazenda, falou sobre a força da agricultura paranaense hoje.

“Nos dedicamos de corpo e alma para ter a visão estratégica de fincar bandeiras onde quer que haja um consumidor no mundo, de forma cada vez mais qualificada. A agricultura a partir de agora tem de ser sustentável, não tem mais espaço para empirismo, para fazer de qualquer jeito. Temos de fazer nossa parte. A Seab é a casa do agricultor, tem a função política de coordenar em harmonia com as entidades. É tempo de comemoração”, disse.

Já Eugênio Stefanelo (1981-1983), o mais antigo secretário presente no evento, descreveu algumas das principais ações desenvolvidas no agro paranaense, desde os ciclos da erva-mate, madeira e café, até a mecanização, diversificação e tecnificação pós-geada de 1975. “O agro é vocação do Paraná e do Brasil. Vamos tocar para frente custe o que custar. O combate é bom e vamos vencer”, afirmou.

Também foram homenageados no evento Claus Germer (1983-1985); Reinhold Stephanes (1979-1981), representado pelo neto, Eduardo Nassar Stephanes; Brazilio Araújo Neto (1986-1987); Antônio Leonel Poloni (1998-2002); Deni Lineu Schwartz (2002), representado pela filha, Varínia Vitória; Orlando Pessuti (2003-2006); Newton Pohl Ribas (2006) e Valter Bianchini (2007-2010), representado por Reni Denardi.

HISTÓRIA – A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná completou 80 anos em de setembro. Nessa data, em 1944, o interventor federal Manoel Ribas assinou o Decreto-Lei 251 criando a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, dando à agricultura o protagonismo em um órgão estatal.

Até então ela figurava como departamento da Secretaria de Estado dos Negócios de Obras Públicas, Viação e Agricultura. O primeiro secretário foi o engenheiro agrônomo Manoel Carneiro Albuquerque Filho. Ele trabalhava no Ministério da Agricultura, no Rio de Janeiro, e transferiu-se ao Paraná a convite do presidente Getúlio Vargas para assumir a função de secretário até o final de 1945. Outros 44 secretários seguiram-se a ele.

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento tem atualmente 367 servidores efetivos distribuídos entre a sede, em Curitiba, e 23 Núcleos Regionais espalhados pelo Estado. Além deles, há 62 técnicos administrativos terceirizados e outros 51 colaboradores. A estrutura também tem o apoio de sete estagiários e 30 residentes técnicos.

Três instituições estão vinculadas à Seab. A Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) foi criada em 1972 e imediatamente passou a integrar a estrutura da secretaria participando de planos e programas, visando ao abastecimento e à segurança alimentar. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) foi criada em 2011 assumindo as funções de defesa sanitária animal e vegetal após a extinção do Departamento de Fiscalização (Defis).

A terceira vinculada passou a fazer parte da estrutura em 2019. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) foi resultado da incorporação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), unindo pesquisa, assistência técnica e extensão rural em uma mesma unidade.

Com apoio técnico e esforço de milhares de pessoas, o Paraná chega em 2024 com um Valor Bruto de Produção Agropecuária de quase R$ 200 bilhões, liderança em alguns segmentos (feijão, cevada, frangos e peixes) e protagonismo internacional em outros (soja, trigo, milho, suínos e leite). O agronegócio também representa cerca de 70% da pauta de exportações, fruto de um trabalho de grandes e pequenas agroindústrias e do cooperativismo.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor-presidente do IDR-Paraná, Richard Golba; a diretora de Gestão Institucional do IDR-PR, Solange Coelho; o diretor-administrativo da Adapar, Adalberto Valiatti; o diretor administrativo e financeiro da Ceasa Paraná, João Luiz Buso; o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss; o diretor florestal da Águia Florestal, Álvaro Sheffer Junior; o superintendente da Ocepar, Nelson Costa; o proprietário do Mercado das Pulgas, Jefferson Silva; o diretor do setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Volnei Pauletti, o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; o deputado estadual Professor Lemos, além de servidores e ex-servidores do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri).

INFORMAÇÕES – Os visitantes podem conferir a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na sede do Arquivo Público do Paraná. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3521-9100 ou (41) 3313-4003.

Serviço:

Exposição “Campo em Desenvolvimento: 80 anos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná”

Data: 29/10 a 12/11

Horário: de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 17h

Local: Arquivo Público do Paraná – Rua dos Funcionários, 1796 – bairro Cabral – Curitiba

Entrada gratuita

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Aguardente de goiaba, sorvete de frutas nativas: Feira Sabores do Paraná traz novidades
Aguardente de goiaba, sorvete de frutas nativas: Feira Sabores do Paraná traz novidades
Pinga de goiaba, sorvete de frutas nativas: Feira Sabores do Paraná traz várias novidades
Pinga de goiaba, sorvete de frutas nativas: Feira Sabores do Paraná traz várias novidades
Governador destaca papel das cooperativas no crescimento econômico do Paraná
Governador destaca papel das cooperativas no crescimento econômico do Paraná
O Quebra-Nozes leva a magia do Natal ao palco do Teatro Guaíra e fecha calendário de 2024
O Quebra-Nozes leva a magia do Natal ao palco do Teatro Guaíra e fecha calendário de 2024
Feira Sabores do Paraná conta com produtores gaúchos afetados por enchentes
Feira Sabores do Paraná conta com produtores gaúchos afetados por enchentes
Feira Sabores Paraná retorna a Curitiba para mostrar a força da agroindústria familiar
Feira Sabores Paraná retorna a Curitiba para mostrar a força da agroindústria familiar
Produtores podem se inscrever para participar da Rota Uva e Vinho Paraná
Produtores podem se inscrever para participar da Rota Uva e Vinho Paraná
Primeira safra de feijão tem aumento de 55% de área plantada no Paraná
Primeira safra de feijão tem aumento de 55% de área plantada no Paraná
Com mais de 21 mil downloads, app Paraná Agro centraliza serviços para produtores rurais
Com mais de 21 mil downloads, app Paraná Agro centraliza serviços para produtores rurais
Estado defende proposta de mudança no calendário de vazio sanitário para a região Sudoeste
Estado defende proposta de mudança no calendário de vazio sanitário para a região Sudoeste
Começa nesta quinta a Feira Sabores do Paraná com produtos da agricultura familiar
Começa nesta quinta a Feira Sabores do Paraná com produtos da agricultura familiar
Brocolito, Cenourita e Tomatinho: Ceasa promove pela primeira vez Colheita de Natal
Brocolito, Cenourita e Tomatinho: Ceasa promove pela primeira vez Colheita de Natal
Brocolito, Cenourita: personagens vão encantar a Colheita de Natal na Ceasa
Brocolito, Cenourita: personagens vão encantar a Colheita de Natal na Ceasa
Nova Zelândia e Paraná discutem oportunidades de parcerias no setor agropecuário
Nova Zelândia e Paraná discutem oportunidades de parcerias no setor agropecuário
Retorno da Feira Sabores do Paraná valoriza produtos da agroindústria familiar
Retorno da Feira Sabores do Paraná valoriza produtos da agroindústria familiar
Volta da Feira Sabores do Paraná valoriza produtos da agroindústria familiar
Volta da Feira Sabores do Paraná valoriza produtos da agroindústria familiar
Com apoio do Estado, produtores discutem melhorias na qualidade do queijo artesanal
Com apoio do Estado, produtores discutem melhorias na qualidade do queijo artesanal
Paraná encerra colheita de cevada, última cultura de inverno, com 286 mil toneladas
Paraná encerra colheita de cevada, última cultura de inverno, com 286 mil toneladas
Queijo paranaense produzido na região Oeste está entre os nove melhores do mundo
Queijo paranaense produzido na região Oeste está entre os nove melhores do mundo
Prazo para inscrição de sericicultoras no Concurso Seda Paraná é prorrogado até março
Prazo para inscrição de sericicultoras no Concurso Seda Paraná é prorrogado até março
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais