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Desempenho dos ônibus elétricos é aprovado por concessionárias do transporte coletivo

E para monitorar como tem sido o desempenho no dia a dia de trabalho, a Transitar realizou reunião com as concessionárias Pioneira e Capital do Oeste,...

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Por Diego Cavalcante

A cidade de Cascavel se consolida como referência em eletromobilidade. O Município tem a maior frota de ônibus elétricos do Sul do País. O sistema, que também compreende o Eletroterminal e a Usina Solar, economiza cerca de R$ 3,6 milhões ao ano, preserva o meio ambiente e eleva o patamar da qualidade do transporte coletivo. 

E para monitorar como tem sido o desempenho no dia a dia de trabalho, a Transitar realizou reunião com as concessionárias Pioneira e Capital do Oeste, nesta sexta-feira (25). O objetivo: avaliar com os profissionais do segmento como têm sido o andamento desses mais de 80 dias da novidade que mudou a cara do Município. 

De acordo com a presidente da Transitar, Larissa Boeing, o novo modelo têm sido aprovado pelas empresas e técnicos da autarquia. “Foi uma reunião muito produtiva porque olhamos a operação do ponto de vista gerencial, do planejamento e fiscalização, mas a prática do dia a dia com os ônibus e com os usuários está com as concessionárias, através dos motoristas, que são os que entregam o serviço na ponta. Para que haja um aprimoramento constante do sistema e do uso dessa nova tecnologia, é importante que as concessionárias estejam inseridas nesse contexto da introdução da eletromobilidade no município”, pontua. 

Dos pontos aprovados, os destaques foram o conforto térmico, visto que os ônibus possuem ar-condicionado e a economia relacionada a termos operacionais. 

Considerando a despesa de consumo entre energia e diesel para se percorrer uma mesma distância, a economia é de mais de 75%, já que o custo obtido por quilômetro com o abastecimento com energia é de R$ 0,59, enquanto que com o diesel é de R$ 2,36.

As empresas e Transitar chegaram a um consenso sobre a atualização constante no aperfeiçoamento dos operadores, uma vez que os motoristas têm um papel fundamental na performance dos veículos.  

REFERÊNCIA
O novo modelo de eletromobilidade tem chamado atenção. Recentemente, comitiva do Chile esteve em Cascavel para conhecer mais sobre o sistema e na próxima semana já está programa uma visita técnica de comitiva de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. 

Usina Fotovoltaica
A usina fotovoltaica conta com 5 mil placas solares de 660W cada, totalizando 3.300 kW de potência instalada. Além disso, foram instalados 10 inversores de 250kW e 5 transformadores de 500kW cada. A cabine de entrada conecta a usina à rede da Copel, com 5 saídas, uma para cada transformador, totalizando 2.500 kW de potência. O Município investiu R$ 16 milhões, e a Copel R$ 2,6 milhões.
 
A energia gerada é suficiente para abastecer os ônibus elétricos, e o excedente será redistribuído para compensação em novas unidades consumidoras do município.
 
Ônibus Elétricos
Cascavel adquiriu 15 ônibus elétricos — 13 do modelo Padron e 2 articulados. O investimento nos veículos foi de R$ 43,2 milhões, enquanto o eletroterminal recebeu R$ 7,5 milhões em investimentos. Mesmo com todos esses aportes, não houve impacto na tarifa do transporte público.

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