STJD amplia punição para árbitro de Fluminense x São Paulo e define afastamento de 30 dias

Na ocasião, aos 31 minutos do primeiro tempo, Calleri, do São Paulo, e o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, disputaram uma bola em direção ao campo...

Publicado em

Por Agência Estado

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) atendeu ao pedido do São Paulo por uma punição maior ao árbitro Paulo César Zanovelli, julgado novamente nesta quinta-feira e com a pena aumentada de 15 para 30 dias após “erro de direito” na derrota do time paulista para o Fluminense, por 1 a 0, na 25ª rodada do Brasileirão.

Na ocasião, aos 31 minutos do primeiro tempo, Calleri, do São Paulo, e o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, disputaram uma bola em direção ao campo de defesa dos cariocas, quando o atacante acabou atingindo o rosto do rival. Zanovelli não apitou a infração, impedindo que o jogo fosse interrompido, sinalizado vantagem com os dois braços esticados.

Até então, tudo certo. Mas o defensor pegou a bola com a mão e “cobrou” a falta que originou a jogada do gol da partida. Ou seja, cometeu uma nova infração. O árbitro de vídeo acionou o árbitro principal para anular o gol da equipe carioca, no entanto Zanovelli manteve sua decisão de campo, o que revoltou a diretoria paulista.

A direção do São Paulo entrou com uma ação pedindo a anulação da partida, o que foi negado pelo Tribunal. No entanto, o erro de direito foi reconhecido e Paulo César Zanovelli acabou punido por 15 dias, há cumpridos. Responsável por apitar Botafogo-SP x Ituano na quarta-feira, na Série B, o árbitro voltou a ser julgado e novamente está fora de ação.

“O árbitro Paulo César Zanovelli teve a suspensão majorada para 30 dias, após julgamento do Pleno do STJD na tarde desta quinta-feira (24). A conduta do juiz foi reclassificada para o art. 259, que versa sobre a arbitragem ‘deixar de observar as regras da modalidade’. O caso diz respeito à partida entre São Paulo e Fluminense, pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, e à decisão tomada pelo árbitro de dar vantagem ao lance de uma falta e não marcar toque de mão de um atleta do Fluminense”, anunciou o STJD.

No julgamento desta quinta-feira, Sérgio Furtado Coelho, auditor relator do caso, sentenciou o aumento na punição. “Voto para negar provimento ao recurso voluntário interposto pelo árbitro, revogando o efeito suspensivo anteriormente concedido, para parcial provimento do recurso voluntário interposto pela Procuradoria, para reformar o acordo prolatado pela 5ª Comissão Disciplinar do STJD e realizar o reenquadramento típico da conduta para art. 259 do CBJD, fixando a pena em 30 dias de suspensão”, determinou.

A majoração da pena teve seis votos a favor, entre os quais do presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo, e dos auditores Mariana Barreira, Antonieta Pinto, Marco Choy e Maxwell Vieira, além do relator, Sérgio Furtado Coelho. Luiz Felipe Bulus foi o único a votar pela absolvição de Zanovelli.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile