Intenção de consumo das famílias cai 0,6% em outubro, mostra CNC; queda é a 4ª seguida

O ICF registrou a quarta retração consecutiva, embora permaneça na zona de satisfação, acima de 100 pontos....

Publicado em

Por Agência Estado

Os brasileiros ficaram menos propensos às compras em outubro, devido a uma piora no cenário de crédito no País, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 0,6% em relação a setembro, já descontadas as influências sazonais, para o patamar de 103,2 pontos.

O ICF registrou a quarta retração consecutiva, embora permaneça na zona de satisfação, acima de 100 pontos.

“O indicador ainda se mantém no nível de satisfação; porém, está no menor patamar desde março deste ano”, frisou o relatório da CNC.

Em relação a outubro do ano passado, houve uma redução de 0,9% na intenção de consumo das famílias. Segundo a CNC, os consumidores estão mais cautelosos sobre o futuro, num cenário de elevação da taxa básica de juros, a Selic, pressão inflacionária e crédito mais restrito.

“As famílias com maior renda estão mais cautelosas, especialmente em relação ao crédito para bens duráveis. Com a perspectiva de novas elevações da Selic, a tendência é uma retração ainda mais acentuada nesse setor”, previu Felipe Tavares, economista-chefe da CNC, em nota oficial.

Na passagem de setembro para outubro, houve piora em seis dos sete componentes do ICF: emprego atual, queda de 1,1%, para 126,9; renda atual, -0,6%, aos 125,6 pontos; nível de consumo atual, -1,2%, para 89,8 pontos; perspectiva profissional, 0,0%, aos 113,5 pontos; perspectiva de consumo, -0,6%, para 104,8 pontos; acesso ao crédito, -0,9%, para 93,9 pontos; e momento para aquisição de bens de consumo duráveis, -1,8%, para 68,0 pontos.

A intenção de consumo recuou mais entre os consumidores com renda mais elevada. No grupo com renda familiar abaixo de 10 salários mínimos mensais, houve queda de 0,8% no indicador em outubro ante setembro, para 100,2 pontos. Entre as famílias com renda mensal acima de 10 salários mínimos, a intenção de consumo diminuiu 1,0%, aos 116,9 pontos.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile