AMP

Após temporal, Prefeitura trabalha em soluções para drenagem urbana

Rancy explicou que a região foi atingida por uma “super célula”, uma nuvem densa e alta com grande volume de água, que resultou em 30 centímetros...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Na manhã de quinta-feira (24), o secretário de Serviços e Obras Públicas de Cascavel, Sandro Camilo Rocha Rancy, e o secretário de Meio Ambiente, Ailton Lima, falaram à imprensa sobre os danos causados pelo forte temporal que atingiu a cidade na noite anterior. A equipe de administração pública também esteve reunida com representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Rancy explicou que a região foi atingida por uma “super célula”, uma nuvem densa e alta com grande volume de água, que resultou em 30 centímetros de chuva em toda a área urbana e rural de Cascavel. Ele ressaltou que a engenharia do município tem trabalhado para melhorar a drenagem urbana, mas o volume de água foi tão grande que acabou comprometendo algumas estruturas.

O secretário citou especificamente a situação na Carlos Gomes, onde um talvegue natural (uma depressão no terreno que conduz a água da chuva) causou um acúmulo de água. A nova drenagem instalada na Carlos Gomes foi conectada a uma tubulação existente que não suportou o volume de água e acabou estourando o bueiro, arrastando material para a rua e comprometendo a drenagem na avenida Carlos Gomes.

Rancy também mencionou um episódio na Piquiri, onde um trecho que passou recentemente por obras também teve áreas de alagamento. Ele afirmou que a engenharia do município vai avaliar esses pontos e, se necessário, revisar a drenagem.

O secretário de Meio Ambiente, Ailton Lima, falou sobre os riscos para a arborização urbana e informou que a Defesa Civil emitiu um alerta de possibilidade de chuvas de 22 a 25 mm e ventos de mais de 60 km/h. Lima garantiu que a Prefeitura está preparada para atender a população e que equipes de sobreaviso estão sendo organizadas para agir rapidamente se necessário.

Os secretários reforçaram que todos os imóveis afetados pelas enchentes estavam abaixo do nível da rua, o que facilita a entrada de água quando há grande volume de chuva e esta ganha velocidade. Eles também garantiram que a Prefeitura está trabalhando para melhorar a drenagem urbana nesses pontos sensíveis

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile