AMP
Foto: Robson Mafra / Semipi

Evento do Estado para celebrar população idosa reúne mais de 400 pessoas no Teatro Guaíra

O evento foi promovido em alusão ao mês dos idosos. A  realização foi da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e da Secretaria......

Publicado em

Por CGN

Foto: Robson Mafra / Semipi

Mais de 400 pessoas idosas de Curitiba e de diversos outros municípios do Paraná participaram nesta quarta-feira (23) do evento “Cultura e Conexão: Uma celebração 60+”, promovido pelo Governo do Estado, no Teatro Guaíra. Teve apresentação Coral da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati-Unespar); do espetáculo “GAG”, realizada pelo G2 Cia de Dança, grupo master do Centro Cultural Teatro Guaíra; miniworkshop sobre tecnologia com abordagem sobre golpes virtuais, ministrado pela Celepar. Também houve um momento de celebração para enaltecer misses e misters dos municípios.

O evento foi promovido em alusão ao mês dos idosos. A  realização foi da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e da Secretaria da  Cultura (Seec), junto da Celepar e com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi/PR). A secretária da Semipi, Leandre Dal Ponte, destacou que a atenção aos cidadãos idosos é de todo o governo estadual. “Todos trabalhamos juntos em prol das políticas públicas para essa população, para que as pessoas tenham dignidade, qualidade de vida e bem-estar”, afirmou.

A secretária afirmou que a política do Paraná é de valorização, de cuidado, tanto para as pessoas idosas quanto para quem cuida. “Quando fazemos políticas públicas para essa população, estamos falando do nosso futuro. Queremos um Paraná que trabalha e cuida e que também que respeita as pessoas”.

Para a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, valorizar a população paranaense neste segmento é uma prioridade no Paraná. “Esse evento incentiva o encontro e a difusão de informações, além de oferecer uma grande agenda cultural celebrando os paranaenses com 60 anos ou mais”, observou.

EMOÇÃO – Odília Oliveira de Araújo, de 79 anos, de Paranaguá, esteve pela primeira vez no Teatro Guaíra e se emocionou com a experiência. “Não esperava que fosse tão lindo o espetáculo. É muito bom conhecer gente nova, de outros lugares. Eu adorei”, disse ela.

O Mister Melhor Idade 2023 de Pinhais, Carlos Jacques, de 66 anos, comentou que é um privilégio representar o trabalho realizado com as pessoas idosas. “Primeira vez que estive nesse teatro, com essa energia única, contagiante. É uma oportunidade única”, comemorou.

ANIVERSÁRIO CEDIPI – No evento também foi comemorado o aniversário de 27 anos do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi/PR). O presidente, Jorge Nei Neves, disse que, junto com a Semipi, o Conselho vem deliberando ações estratégicas.

“Entendemos que as pessoas envelhecem de forma diferente, de maneira plural, e é esse Estado que acolhe todas as pessoas, todas as formas de envelhecimento, que nos faz celebrar a vida e o direito à continuidade, a continuar existindo com dignidade, com igualdade, com políticas públicas afirmativas e efetivas”, enfatizou.

PARANÁ AMIGO DA PESSOA IDOSA – Promover o envelhecimento ativo e saudável dos cerca de 1,9 milhão de idosos que vivem no Paraná é o objetivo do Projeto de Lei 587/2024, que estabelece o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, enviado neste mês para a Assembleia Legislativa. Ele institui a Bolsa Cuidador Familiar e a Bolsa Agente do Saber, tendo como público-alvo idosos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para a secretária Leandre Dal Ponte, a medida garantirá respeito e acolhimento para os paranaenses com 60 anos ou mais. “Vai além de uma política pública, sendo um compromisso com a dignidade e a inclusão, fortalecendo famílias e municípios para enfrentar essa nova realidade demográfica. A Semipi tem um papel essencial na integração dessas políticas, garantindo que o envelhecimento ativo e saudável seja uma prioridade e que cada pessoa idosa, cuidador e família receba o apoio necessário para viver com qualidade e respeito”, concluiu.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Em entrevista, secretária destaca programa para cuidado e qualidade de vida dos idosos
Governo do Estado vai capacitar técnicos para atender mais de mil mulheres rurais
Membros do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais são diplomados
Ciganos do Paraná discutem luta e inclusão em seminário pioneiro promovido pelo Estado
Governo destina valor recorde de R$ 25,87 milhões para ações à pessoa idosa
Apoio do Estado: quilombolas, indígenas e ciganos ingressam na universidade
Paraná adere à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola
94% dos municípios do Paraná têm atestado para obter recursos para idosos
População idosa vai superar jovens com menos de 15 anos em 2027 no Paraná
Empresas e instituições do Paraná podem aderir ao selo que reconhece ações pelas mulheres
Estado vai difundir selo da ABNT que reconhece boas práticas na defesa das mulheres
Estado abre edital para paranaenses participarem de encontro nacional de artesãos
Com Ivaiporã, Paraná chega a 35 cidades certificadas como Amigas da Pessoa Idosa
Projeto Empreendedoras da Beleza segue com formação gratuita de mulheres na RMC
Projeto Empreendedoras da Beleza segue com formação de mulheres na RMC
Luta contra o feminicídio reúne 100 municípios na Caminhada do Meio-Dia
7.113 quilombolas do Paraná vivem em 68 localidades de 22 municípios, aponta IBGE
Estado reforça apoio às mulheres e idosos e políticas de promoção da igualdade racial
Estado reforça apoio aos municípios para mulheres, igualdade racial e idosos
Estado reforça apoio aos municípios em ações para mulheres, igualdade racial e pessoa idosa
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile